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9ºDia – Santos / Santiago do Chile de carro – 2013

9º dia / 15 Setembro 2013 – Domingo
( Uspallata/ARG – Santiago do Chile/CHL)

Acordamos as 06:00h.
Arrumamos as malas e as 07:00h descemos para tomar café.
Antes de tomar café perguntamos ao recepcionista do hotel se teria como verificar as condições da travessia na Cordilheira (Complexo Fronterizo Los Libertadores).
Ele falou que já tinha entrado em contato com o Posto de Fronteira/Carabineiros do Chile e teve a informação que o Complexo Fronterizo estava fechado para o tráfego desde as 18:00h de ontem (sábado) e que só tinham previsão de abertura ao trafego após as 09:00h da manhã de hoje(domingo), se as condições de tempo estiverem boas essa manhã. Falou que assim que tivesse noticias avisaria, pois mais hospedes também aguardavam a liberação para seguir viagem.
Essa noticia não muito boa vai atrasar ainda mais nossa viagem.Só resta esperar.
Fomos tomar o café da manhã. Sem muitas variedades, mas até que bom.
Após o café a esposa subiu para o quarto para fechar as malas e eu fui até o estacionamento pegar o carro.
IMG_1424 EFora do hotel estava muito frio, devia estar uns 0 graus ou menos.
IMG_1427 EComo vocês podem ver, no AccuWeather estava acusando na verdade 1 grau negativo (-1ºC).
Ai é que a coisa pegou. Ao tentar ligar o carro, quem falou que pegava. Tentei várias vezes e estava preocupado com a bateria para não ficar sem carga(zerada). Esperei um pouco e tentei novamente. Ai foi, pegava e morria, pegando e morria, até que finalmente pegou, falhando mas pegou, segurei a aceleração e foi normalizando.
Deixei funcionando por uns 15 minutos com giro em torno de 2000 RPM até aquecer.
Levei o carro para a frente do hotel para carregar as malas. Parei e arrisquei desligar. Dei a partida novamente e pegou. Ufaaaaaaa parece que esta tudo bem. Penso que foi só um susto e nada mais.
Quando estava estacionando vi uma Eco Sport com placa da Argentina parando na minha frente. O motorista desceu, abriu o porta malas e foi pegar as malas no hotel.Estava hospedado lá também.Quando ele saiu arrisquei um contato e ele foi bem receptivo.
Me apresentei e ele falou que se chamava Claudio.
Perguntei se o carro dele era a gasoil(diesel) ou nafta(gasolina). Ele respondeu que era a nafta. Eu então expliquei o que tinha acontecido com o carro ao tentar ligar pela manhã.
Ai logo me perguntou: Você esta vindo do Brasil?
Eu respondi que sim.
Então perguntou: Você colocou o liquido Anticongelante(refrigerante) no radiador?
Ops……não coloquei.
Ele explicou que o Anticongelante(refrigerante) não deixa a água do radiador congelar e permite que o motor funcione normalmente em temperaturas baixas ou a baixo de zero.

 

INFORMATIVO

Foto 2E

Foto 3EFoto 1EE

Algumas mascar de Anticongelante/Refrigerante existentes no mercado.
Os anticongelantes são compostos químicos que se adicionam aos líquidos para reduzir seu ponto de solidificação(ponto de fusão), logrando desta forma que a mistura resultante se congele a uma temperatura mais baixa. Uma aplicação típica é adiciona-los à gasolina e o diesel para evitar sua solidificação no inverno e climas frios, assim como a água do circuito de refrigeração dos motores para que funcionem expostos a temperaturas extremas.
Foto 4ETABELA BÁSICA DE ANTICONGELANTE / REFRIGERANTE

10%………………………..-4ºC
20%………………………..-9ºC
30%………………………-15ºC
40%………………………-25ºC
50%………………………-35ºC
60%………………………-45ºC

Só que agora não vai ser possível colocar, pois é Domingo e as lojas de peças estão fechadas.
O Claudio falou que se eu deixar o carro funcionando na travessia da Cordilheira e não desligar, não teria nenhum problema, pois a temperatura não esta muito baixa .
Conversa vem conversa vai chegamos as correntes(cadenas).
Ele falou  que não tinha no carro e eu também falei que não tinha.
Ai ele pegou o celular e ligou para o Posto de Fronteira/Carabineiros do Chile e obteve duas boas noticias.
1ª – A Cordilheira/Passo dos Libertadores estaria aberta ao trafego a partir das 10:00h.
2ª – Devido as boas condições da estrada e do tempo, não estava sendo necessário o uso das correntes(cadenas).
No final do papo com o  Claudio ” Una muy buena persona” ele falou que estava viajando para Santiago de férias com a esposa.. Me deu o numero do seu celular para que se tivesse algum tipo de problema na viagem para ligar pra ele, me deu também seu e-mail para mantermos contatos e falarmos da nossa viagem, e além disso falou que de uma próxima vez que estivesse na Argentina pelos lados de Bariloche, se eu quiser teria uma casa amiga para pousar. Bem brasileiro esse argentino.
Colocamos as malas nos carros nos despedimos, o Claudio seguiu viagem com a esposa  e nós ainda fomos abastecer. Do outro lado da rua do hotel na esquina tinha um posto YPF.
No posto enquanto abastecia a frentista falou que a temperatura estava em torno de -3ºC.
Abastecemos, compramos água e seguimos viagem…….são 09:30h.
Cordilheira aqui vamos nóssssssssssss
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AVISO IMPORTANTE
Para quem usa GPS TomTom, no meu caso um GO 630.
A partir da cidade de Uspallata/Argentina o GPS começa a ficar sem cobertura de sinal até apagar/morrer.
A TomTom não disponibiliza mapa do Chile.

Daqui pra frente estamos por conta própria.
20130915_104931 EO visual, como sempre………
São 10:30h, o dia esta claro, com sol mais muito frio mesmo….
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20130915_105344 ENeste trecho entre Uspallata e a Cordilheira a RN.7 é pista simples, mas em excelente estado de conservação.
20130915_105712 EAcidente tem em qualquer parte do mundo…..olhamos e não conseguimos entender como aconteceu.
20130915_105950 ENão dá para explicar em palavras…….é só olhar a foto e tentar sentir o que sentimos por toda a viagem.
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Tunel3 ESão tuneis escavados nas beiras das montanhas, como da para se ver nas fotos e a maioria deles não deve ter mais de 50 / 80 metros de comprimento. Internamente não existe acabamento é rocha pura.
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IMG_1432 EA cada momento nos deparamos com novas paisagens, formas e cores….
IMG_1433 ENesta sequencia de fotos tentamos transmitir a todos um pouco do que sentimos, aquilo que é difícil colocar em palavras……
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IMG_1449 ENada é igual, a mudança é constante….IMG_1450 E

 

IMG_1451 ERodamos tranquilos pela RN.7 por uns 80 Km aproximadamente, quando nos deparamos com tudo parado em direção ao Chile.
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Esse congestionamento é o reflexo decorrente da forte nevasca na noite anterior, que provocou o  fechamento da Cordilheira das 17:00h de ontem(14/09-Sábado) até as 09:00h de hoje.
Aqui esta começando a nossa maratona para cruzar a Cordilheira…
IMG_1462 ECentro de Comando e apoio das equipes de resgate.
É um anda e para, anda e para, anda e para……..
IMG_1463 EPovoado Las Cuevas (+ ou – 50 habitantes)
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IMG_1466 ENa foto acima o Arco de Las Cuevas o Pórtico de entrada para o “Cerro Del Cristo Redentor de Los Andes”.
É do alto do Cristo que se consegue tirar aquela famosa foto dos Caracóis.
Até pensamos em ir, mas estava impossível de trafegar por causa da quantidade de neve acumulada devido a nevasca da noite anterior, e como já havíamos mencionado anteriormente, estávamos sem as correntes(cadenas) .
Ai descobrimos que a passagem até o alto do Cristo fica fechada no inverno, pois o caminho é de chão batido e com acumulo de neve imaginem só como deve ficar.
Esse caminho é a antiga ligação entre Argentina e Chile, antes da construção do Túnel Del Cristo Redentor.
IMG_1467 EContinuamos na fila……olha só a quantidade de caminhões….e o pessoal aqui da Baixada Santista ainda reclama dos caminhões na Via Anchieta e Imigrante…hihihihihihihihihihi
IMG_1468 EEstamos chegando ao Túnel Del Cristo Redentor.
O pedágio(peage) no Túnel é de ARS 3,00(Pesos Argentinos).
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Curiosidade do Túnel Cristo Redentor
O inicio da construção foi em 1973.
Foi aberto ao tráfego em 1980….7 anos após o inicio das obras.
O Túnel possui 3080 metros de extensão e fica a 3200 metros acima do nível do mar.
Sendo 1564 metros em território Chileno e 1516 metros em Território Argentino

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IMG_1472 EOlha só a minha guerreira cheia de neve.
Sol forte mas muito frio e a neve derretendo, estava uma lama só.
IMG_1473 ENo Túnel o trafego era feito só por uma faixa por causa de neve acumulada. Intercalavam a passagem de um lado e de outro. Além disso o trafego estava lendo devido a grande quantidade de caminhões.
Divisa EA divisa Argentina / Chile é dentro do Túnel.
IMG_1475 ESaindo do Túnel estamos no Chile.
Após a divisa, já em território Chileno a RN.7 passa a ser CH-60.

Esquecemos de fazer um comentário importante
Saindo de Uspallata/Argentina para atravessar a Cordilheira é recomendado levar água e alguma coisa para comer, pois como vocês devem ter notado nas fotos, no trecho não existe nada de apoio , é só natureza e asfalto. Nós não levamos nada e foi osso…….
Se levar, leve pouca coisa, o estritamente necessário , pois na fronteira com o Chile não se pode passar com frutas e produtos perecíveis.

IMG_1481 EE continuamos na fila………
São 12:57h, já estamos na estrada a mais de três horas e ainda não conseguimos passar pela Aduana/Imigração – Argentina/Chile.
IMG_1482 EAs vezes saíamos do carro para esticar as pernas
IMG_1485 EMas não dava para ficar muito tempo fora do carro, muitooooooo friooooooooo
Os pés congelavam, também pudera, de tênis né, só mesmo marinheiro de primeira viagem.
Ai era voltar pra dentro do carro e ligar o ar quente para aquecer um pouco.
Na verdade não estávamos preparados e nem imaginávamos que a travessia pelas Cordilheiras seria tão fria  assim nessa época do ano. Mas aprendemos que nessas regiões temos que estar sempre preparados para qualquer tipo de imprevisto.
Nessa altura do campeonato já estávamos com fome, sede e claro aquela vontade louca por um banheiro………o que?….na beira da estrada, nem pensar, seria morte certa.
IMG_1486 ENesse trecho, já perto da Aduana os Carabineiros do Chile ordenavam a fila.
Na faixa direita da estrada só carros e motos, na faixa da esquerda ônibus e caminhões.
Finalmente as 14:36h, depois de cinco horas na estrada chegamos ao Complejo Fronterizo Los Libertadores.
Como vocês devem ter notado pelas fotos e relatos a Imigração/Aduana – Agentina/Chile, fica a uns 16Km dentro do território Chileno
É que aqui na Cordilheira a fronteira é Bi-Fronteriça.
Faz-se a Imigração de saída da Argentina e a Imigração/Aduana de entrada para o Chile no mesmo lugar.
IMG_1489 EBem vamos tentar explicar um pouco como é o Complejo Fronterizo-Argentina/Chile.
Ao chegar no Complejo o trafego é dividido. A esquerda existe um pátio para os caminhões, ao centro um galpão coberto para os ônibus e a direita os carros e motos.
Na foto a cima vocês podem notar que existe varias cabines brancas numeradas de 1 a 15(a 14 e a 15 não estão numeradas). Essas cabines são para quem esta atravessando a Cordilheira de carro ou moto fazer a Imigração/Aduana,  são nessas cabines que apresentamos os documentos pessoais e a documentação do carro ou moto.
Agora o detalhe mais incrível………todo esse processo é feito ao relento, pode estar tempo bom, nevando, ventando ou chovendo , você fica ali em pé como um verdadeiro palhaço aguardando o funcionário da Imigração que esta protegido dentro da cabine, conferir toda a sua documentação e do veículo e te liberar.
Enquanto eu fazia a Imigração minha esposa aguardava no carro. Não é necessário descer os dois.
Acabando o processo da Imigração me dirigi ao carro e quando cheguei a cena que vi foi demais.
Minha esposa estava fora do carro com as portas abertas enquanto pegava uma mala no compartimento de bagagem e tentava abri-la ali mesmo ao relento para que uma Oficial da Aduana Chilena pudesse fazer a revista. Ao mesmo tempo, uma outra Oficial pegava a bolsa da minha esposa no banco dianteiro e sem mais nem menos foi abrindo sem falar nada para ver o que tinha dentro.
Tudo isso muito constrangedor para um visitante / turista entrando no Chile.
Sem contar que nessa hora estava muito frio (-2Cº) e ventava muito.

EU E MINHA ESPOSA DEIXAMOS REGISTRADO AQUI NO BLOG O NOSSO PROTESTO PELO DESPREPARO PROFISSIONAL E PELA FALTA DE ESTRUTURA NA IMIGRAÇÃO/ADUANA DO CHILE.

LEMBRETE IMPORTANTE
O Chile não aceita de forma alguma que você entre em seu território com alimentos, tais como, frutas ou alimentos de origem animal. As multas são altas. A revista na fronteira é forte, mas sem estrutura nenhuma. Mala por mala passa pela revista e existem cachorros que farejam os visitantes e suas bagagens em busca de drogas, frutas e todo e qualquer alimento de origem animal. As medidas foram tomadas pelo Ministério da Agricultura Chilena, para com isso tentar inibir a entrada de doenças ou qualquer tipo de praga não nativa.
Para maiores informações sobre a Aduana Chilena você deve visitar a página do Serviço Nacional de Aduanas Chilenas.  www.aduana.cl/aduana/site/edic/base/port/inicio.html

Finalmente todos os procedimentos concluídos.
Perguntamos a um Oficial da Aduana se no Complexo tinha banheiro(cuarto de baño) e onde era a casa de cambio. Nos indicou e fomos lá, primeiro banheiro e correndo………
Banheiroooooooo…..nossa……uma imundice só. Só para emergência mesmo, que era o nosso caso.
Depois fomos a casa de cambio trocar Real por Peso Chileno(CLP).
Ai descobrimos do lado de fora do galpão dos ônibus uma barraca que vendia café,chocolate quente e algumas baboseiras,besteiras. Compramos dois chocolates quentes(ARS 13,00) . Delicia, quentinho para aquecer….bommmmmmmmm
De volta ao carro….vamos lá….mais estrada……
IMG_1492 EO inicio de curvas intermináveis…….
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IMG_1496 EO tempo esta ficando feio…….
IMG_1497 EUltimo Centro de Apoio / Emergências antes da descida de Los Caracoles.
IMG_1498 EIniciamos a descida de Los Caracoles……..
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Da para ficar tontinho de tantas curvas.
Olha só o movimento de caminhões.
A velocidade média é de 40K/h para se ter segurança e também nem que queira não da para andar mais rápido mesmo.
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Continuamos pela Ruta 60(CH.60).
Cruzamos a E-767 / Los Chaletes / E-765.
Atravessamos a cidadezinha de Los Andes.
Após Los Andes a CH.60 passa a ser Ruta-57(CH.57).
Depois de Los Andes passamos por Cale Larga / Auco / Casas de Chacabuco.
Pedágio(peage) – CLP 800,00.
Já eram 18:00h, encontramos um posto(estación de serviço) e paramos.
Nessa altura do campeonato o cansaço já era evidente que até esqueci de marcar o nome do posto o Km. Mas tinha uma boa infraestrutura de apoio.
Tomamos um lanche e aproveitamos para usar a internet.
Entramos no Booking para reservar o hotel em Santiago do Chile.
Tinha a indicação do Bira, um cliente e amigo, do Hotel Plaza El Bosque Suítes em Las Condes.
Conseguimos reservar pelo Booking mesmo e pegamos o endereço (San Sebastian.2800 – Las Condes).
Agora tínhamos outro problema, como entrar no perímetro de Santiago a noite e chegar até o hotel sem o GPS.
Acessamos o GPS do tablet para localizar o endereço do hotel e pegar alguma informação para chegar. Anotamos algumas coisas e saímos.
Na saída da lanchonete encontramos uma viatura dos Carabineiros do Chile e aproveitamos para pedir alguma informação e saber onde poderíamos conseguir um mapa de Santiago.Eles não souberam informar, mas indicaram um senhor que era frentista no posto e que poderia nos ajudar.Fomos falar com o senhor. Conseguimos algumas informações importantes para entrarmos em Santiago. Agradecemos e seguimos viagem.
De volta a estrada, mais alguns quilometro a frente encontramos uma viatura dos Carabineiros e paramos para conseguir mais informações. A Carabineira que nos atendeu foi muito solicita, usou até o próprio celular para acessar a internet e nos dar mais algumas informações da localização do hotel. Com mais algumas informações , agradecemos e seguimos. Já estava escuro.
Entramos no perímetro urbano de Santiago por volta das 19:00h.
Que loucuraaaaaaaa tem viadutos e vias expressas pra tudo que é lado
Resumindo, demos volta e mais voltas e nada de localizar o caminho para tal de Las Condes.
Nessa hora sabe como é né,marido e mulher dentro de um carro, perdidos sem saber pra onde ir…..já viu no que da né. Mas nos acertamos, isso tudo faz parte.
Até que uma certa hora consegui um lugar para pararmos e colocarmos as ideias em dia.
Nisso minha esposa abriu o tablet e para nossa surpresa o GPS estava ativado, mesmo sem sinal de internet…..boaaaaa. Continuamos e mesmo com alguma dificuldade por ser noite conseguimos chegar ao hotel por volta das 20:30h.
Fizemos o check-in, coloquei o carro na garagem, descarregamos as malas e subimos para o quarto.
Quartooooooooooooo……….que quarto.
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Agora só nos resta desfrutar de todo esse conforto após esse longo e cansativo dia.
Nem vamos falar mais nada.
Obrigado aos amigos Bira & Cristina pela indicação do hotel.
Uma boa noite a todos e até amanhã.

ROTA:   Argentina – RN.7 / Chile – CH.60 – CH.57 – CH.5.

PEDÁGIO
Túnel Cristo Redentor…………………….ARS        3,00
Chacabuco……………………………………CLP 1.800,00
Las Canteras………………………………..CLP     800,00

250 Km rodados em 11:20 horas

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