10ºDia – Santos / Santiago do Chile de carro – 2013
10º dia / 16 Setembro 2013 – Segunda-feira
( Santiago do Chile)
Acordamos as 07:30h.
Depois de uma noite muito bem dormida estamos inteiros para explorar Santiago do Chile.
Descemos para tomar o café da manhã por volta de 08:15h.
Após o café da manhã fomos até a mesa do “Concierge” para pedir informação de onde poderíamos fazer cambio. Informou que no próprio hotel faziam cambio, mas só após as 12:00h. Também nos indicou uma casa de cambio a duas quadras do hotel de nome AFEX onde as taxas eram boas.
Decidimos deixar o carro na garagem e usar transporte publico.
Fomos até a casa de cambio, trocamos Reias por Pesos Chilenos.
Voltamos para o hotel, ai vi que ao lado do hotel tinha uma loja de conveniências “Barrys Market” , parecida com os 7Eleven dos Estados Unidos. Fui conhecer e tomar um café(CLP 690,00).
A representação do Peso Chileno é CLP.
Voltamos a falar com o “Concierge” para ver se tinha alguma estação de Metro perto do hotel. Informou que tinha sim, ficava a umas 5 quadras do hotel, era a “Estação Tobalada” na esquina da Apoquindo com Tobalada, e que na própria estação poderíamos comprar o cartão do metro e carregar. Nos indicou como chegar e nos deu dois mapas do centro de Santiago.
E lá fomos nós.
Estava bem frio nessa manhã de segunda-feira.Saímos bem agasalhados.
O caminho até a estação do metro foi fácil.
Pelo pouco que andamos notamos que essa região “Las Condes” é uma área comercial/financeira e residencial.É um lugar muito bonito e limpo.Bem movimentado, muitas pessoas andando a pé, muitos jardins, um lugar agradável para se andar.
Chegando a estação pedimos informação a um segurança onde poderíamos comprar o cartão do metro.Nos indicou o caixa, onde poderíamos comprar e carregar o cartão.
Até que não foi difícil a comunicação com a senhora do caixa.
O cartão é o “ BIP / Transantiago“.
Compramos, na duvida, dois cartões por CLP 2.700,00 (CLP 1.350,00 cada um).
Carregamos CLP 5.000,00 em cada cartão.
O cartão “BIP” pode ser carregado em qualquer estação do metro.
Pegamos um mapa do metro.
Essa parte estava resolvida. Agora era entender o sistema de metro.
Queríamos ir para o centro, nos localizamos no mapa, estamos na “Estação Tobalada” e vimos que tínhamos que pegara “linha vermelha” e descer na “Estação Universidade do Chile”.
Enquanto esperávamos uma coisa me chamou atenção, os vagões do metro rodam sobre pneus em calhas, e não rodas de ferro sobre trilhos como os nossos, por isso são silenciosos.
O deslocamento entre as “Tobalaba” e “Universidade do Chile” onde descemos, demorou menos de 15 minutos para percorrer 8 estações.
Saímos da estação e estávamos na “Paseo Ahumada”.
É uma loucura a quantidade de gente transitando pelo local. Pode-se comparar com a 25 de Março em São Paulo, mas só na quantidade de gente nada mais.
A primeira impressão que se tem é que toda a população de Santiago esta concentrada ali. Grandes lojas de marca, restaurantes, bancos, cafés, muitas lojas, muitas lojas.
Também tem muitos ambulantes, nossos camelos.
Estava frioooooooooo
Banheiros públicos limpíssimos. Eu constatei isso.
Andamos um pouco em algumas lojas e resolvemos tomar um café.
Entramos no “Café Caribe”. Lugar bonito decoração simples, não tem mesas, só balcão aparador, toma-se café em pé. Agora o interessante e que chamou muito a atenção, é claro minha não da esposa, é que você é atendido e servido por lindas e sensuais mulheres, trajando micro vestidos justíssimos. Todas com belas pernas, ai recebi um beliscão da esposa. Mas tudo bem foi só brincadeira.
Tomamos dois Capuccino (CLP 3.200,00).
Continuamos andando, entra em loja, sai de loja, uma maratona.
Encontramos pelo caminho alguns grupos se apresentando tocando musicas típicas.
Continuamos andando.
Ao fundo prédio dos Correios.
Artistas ao ar livre.
Continuamos até o Mercado Central.
Mercado Central onde se misturam sabores e tradição.
Para quem quer entrar na rotina da cidade é perfeito.
Vamos tentar explicar como é o Mercado Central.
No pátio central ficam os restaurantes.
Andar pelo centro é uma aventura. Você é caçado pelos garçons para sentar e provar a comida do restaurante deles.
Não deixe de experimentar a “Centolla” uma espécie de caranguejo gigante que é cultivado bem no sul do Chile.
Nas laterais ficam comercios(bancas) de frutas, verduras e legumes.
Tambem nos corredores ficam comércios(bancas) de peixes e frutos do mar.
Agora o que me chamou a atenção foi a estrutura de sustentação do teto, toda em ferro fundido, uma obra de arte que veio da Inglaterra de navio. Vale apena dispensar um tempinho para admirar.
Vocês não vão acreditar, mas peixe e frutos do mar não são a minha praia, apesar de ter nascido e viver no litoral. Resolvemos voltar pelo Paseo Ahumada e encontrar um restaurante. Perto da estação do Metro encontramos o restaurante “SchopDog” já tinha lido algo referente a esse restaurante e entramos para experimentar.
Lugar agradável com uma decoração interessante.
Fizemos nosso pedido e enquanto esperamos observávamos a decoração…..muito louca mas legal.
A garçonete chegou com nosso pedido, noooooossa, o prato é enorme. Ela só esqueceu de falar de um prato daria para os dois, gente é muita comida. Mas vamos lá, o negocio é parar de falar e comer. Também não lembramos de registrar o prato. É nossa primeira vez num blog, nós aprendemos. Nossa gente, comi demais. Pagamos pelos dois pratos e dois refrigerantes (CLP 9.770,00).
Recomendo o “SchopDog” , lugar agradável e descontraído, comida boa e farta e preço bom.
Fomos pegar o Metro e voltamos para o hotel.
Chegando no hotel em conversa com o Concierge ele falou do “Mall Costanera Center” que fica a três quadras do hotel. Resolvemos ir conhecer. Ele nos explicou o caminho e la fomos nós.
Passarela de entrada para o Mall.
O Mall tem seis andares, e o interessante é que cada andar tem um setor(masculino, feminino, crianças, eletrônicos, restaurantes, etc…). Os andares são circulares, assim é muito mais fácil encontrar o que se procura.
Andamos bastante. A esposa comprou uma bolsa.
Já estamos cansados de andar.
Vamos até a praça de alimentação para comer alguma coisa e voltar para o hotel.
Na volta para o hotel paramos no Market para tomar um café e compramos um garrafão de água de 5 litros(CPL 1.450,00) pra levar pro quarto. Já era noite e não queríamos mais sair. Subimos para o quarto, tomamos um gostoso banho para repor as energias e cama dormir que amanhã tem mais.
O dia hoje foi proveitoso.
Boa noite………
.
Thank you