9ºDia – Santos / Buenos Aires – Maio 2015
9º Dia / 12 Maio 2015 / Terça-feira
(Buenos Aires-ARG)
Acordamos as 07:30 horas e descemos para o café da manhã.
Hoje resolvemos ir a pé para conhecer a área portuária de Puerto Madero.
Saímos do hotel por volta das 09:00 horas, mas primeiro tínhamos que tentar achar uma agência do Banco Patagônia que é o banco coligado ao Banco do Brasil.
Depois de rodarmos um bom tempo encontramos uma agência do Banco Patagônia na Av. Corrientes esquina com a Reconquista.
Saímos do banco e descemos pela Av. Corrientes até a área portuária, foram umas cinco quadras e já estávamos em Puerto Madero em frente ao Yacht Clube Puerto Madero.
Puerto Madero é o mais novo bairro da cidade. Um bairro sofisticado e elegante. Muito visitado pelos turistas. Hoje, é um dos bairros mais modernos da cidade, sendo um centro financeiro e gastronômico desta capital. É um bairro que presta homenagem às mulheres. Assim, as ruas têm nomes de mulheres famosas em ciências, artes e política. Porto Madero foi construído pelo engenheiro Eduardo Madero em 1887. Este porto parou de funcionar em meados do século XIX e foi abandonado até 1990, quando começou a reciclagem de velhos celeiros, moinhos e galpões para utilização como residências, escritórios e lojas.
Uma curiosidade: na aréa compreendida pelas Av.Alicia Moreau de Justo, Av. Elvira Rawson de Dellepiane, Av.Calabria/Av. de Los Italianos e Cecilia Grierson, todas as ruas tem nome de mulheres. Uma homenagem a mulher.
Inclusive nessa área é que esta a Puente de la Mujer (A Ponte da Mulher) sobre o Río de la Plata no Dique 3. Um dos símbolos do Bairro de Puerto Madero.
Ao lado da Ponte da Mulher esta ancorada a Fragata Sarmiento.
Fragata Sarmiento – Construída em Liverpool (Inglaterra) em 1897, a Fragata Sarmiento foi o primeiro navio-escola da Argentina, prestando serviço para os alunos da Escuela Naval Militar entre 1899 e 1939.
A Fragata Sarmiento tem 85 metros de comprimento, 13 de largura, 35 velas, 3 mastros (o maior tem 54 metros), 6 âncoras (4 em proa de 2.350 kg cada e duas de popa de 650 e 250 kg, respectivamente) e um motor a vapor com 1800 cavalos de potência, alimentado por 4 caldeiras e responsável por uma velocidade de até 13 nós (26 km/h). Contava com armamento militar de ponta – 12 canhões, 3 lança-torpedos e 2 metralhadoras. A viagem inaugural foi em Janeiro de 1899, sob o comando do Comandante Betbeder Onofre, e foi a mais longa de sua história, ao viajar 49.500 milhas náuticas em 20 meses e 40 dias, passando por 71 portos. Realizou um total de 37 viagens de instrução por todo o mundo, formou 23 mil cadetes navais e oficiais, visitou mais de 40 países e percorreu impressionantes 1.100.000 milhas náuticas, sempre em missão de paz. A cada viagem, transportava até 31 oficiais, 40 cadetes e 275 tripulantes. Navegou o equivalente a 50 voltas ao mundo.
Declarada Monumento Histórico Nacional em 1962, foi convertida em museu em 1964 e está ancorada em Puerto Madero desde 1994.
Aberto todos os dias, das 10h às 20h e é cobrado um valor simbólico pela entrada.
Nas proximidades da ponte, você encontrará ótimos lugares onde comprar drinques, petiscos e refeições rápidas. Não deixe de experimentar as deliciosas empanadas ou o “choripán” (um tipo de sanduíche com chouriço). No local, também há vários restaurantes com espaço para refeições ao ar livre, onde você poderá desfrutar de momentos agradáveis e um belo visual.
A manhã estava agradável para caminhar, sol e um ventinho frio, andamos a toa pela margem do Rio sem preocupação com o tempo, às vezes um banco a beira do rio era motivo para sentar, relaxar, tirar fotos e curtindo o lugar. Passear em Puerto Madero a margem do Rio é gostoso e relaxante.
Como já eram quase 14:00 horas, a fome estava batendo, fomos procurar um lugar para almoçar.
Encontramos um T.G.I Friday’s e resolvemos experimentar.
T.G.I. Friday’s
Av. Alicia Moreau de Justo 1010
Puerto Madero
www.tgifridaysargentina.com.ar
Almoço para dois com vinho e cafezinho, gastamos PA$ 500,00.
Lugar agradável, boa comida. Recomendamos.
Continuamos nosso passeio.
Não é que logo em seguida encontramos o Henrique e a Elliete que também estavam passeando pelo porto. Eles ainda iam almoçar no Siga la Vaca.
Falam que esse restaurante é muito bom.Vamos tentar experimentar em um outro dia.
Como nós já tínhamos almoçado combinamos nos encontrar depois para tomar um cafezinho.
Continuamos andando mais um pouco.
Depois de um tempo nos encontramos no Starbucks.
STARBUCKS
Alicia Moreau de Justo 1604
Puerto Madero
www.starbucks.com.ar
Pagamos por um chocolate grande e um moca com chocolate branco PA$ 92,00.
Depois do café resolvemos os quatro, voltar a pé.
Subimos pela Corrientes, uma boa ladeira.
Paramos na esquina da Calle Florida para despedirmos. O Henrique e a Elliete iam direto para o hotel deles, pois tinham reservas para show de tango a noite. E nós ainda íamos até a Galerias Pacifico para conhecer.
Combinamos em nos encontrarmos amanhã cedo para um passeio.
E lá fomos nós…..
A Calle Florida na verdade é um calçadão de aproximadamente um quilometro que vai da Av. Rivadavia até a Plaza San Martin.
A Calle Florida é, sem duvida, um dos símbolos da cidade de Buenos Aires. Na Calle Florida há muitas lojas de principais marcas, onde você pode comprar roupas, artesanato, artigos esportivos, calçados, brinquedos, livros e muito mais.
Na Calle Flórida há também restaurantes fast food, sorveterias e tradicionais cafés. Pelo meio da rua sobressaem as clássicas bancas de jornal, muito completas e oferecendo uma grande variedade de jornais e revistas. Alguns bancos e casas de câmbio também podem ser encontrados na transitada Calle Florida, junto com os numerosos cambistas que oferecem cambiar moeda estrangeira aos turistas.
Chegamos a Galerias Pacifico.
O imponente prédio de 11 mil metros quadrados da Galerias Pacifico ocupa um quarteirão inteiro, entre as ruas Florida, Córdoba, Viamonte e San Martín (no Micro Centro portenho). Seu visual chamativo e elegante, a convertem sem nenhuma dúvida num dos lugares favoritos dos turistas.
Em 1989 foi declarado Monumento Histórico Nacional.
Seu interior apresenta uma mistura de arte e modernismo, um dos seus maiores destaques é a impressionante cúpula com belíssimos murais realizados por diferentes pintores argentinos, trabalhos que também podem ser achados nas paredes da galeria. Ao entrar o visitante já se sente deslumbrado pelo design glamoroso e requintado, com uma arquitetura delicada e atraente.
O teto é uma atração à parte, devido a sua decoração. É um dos poucos shoppings onde encontramos a atração no teto. Você irá reparar que todos, claro turistas, ficam olhando para cima na parte central, perto do chafariz.
A casa de câmbio Metrópolis tem uma unidade neste shopping, no piso de entrada. É uma solução segura, rápida e prática se você estiver precisando trocar reais ou dólares.
No subsolo, próximo às escadas, há um caixa eletrônico do HSBC. É um local seguro para realizar um saque com seu cartão.
Tem também o Centro Cultural Borges. Lá você poderá ver shows e exposições. Há uma praça de alimentação no subsolo, onde você encontrará diversos restaurantes, mas praticamente todos não oferecem serviço de mesa. Você entra na fila, compra sua comida e procura um lugar. Algumas das lojas do shopping oferecem ao turista estrangeiro o sistema de devolução de imposto IVA para as compras realizadas por um valor acima dos 70 pesos argentinos.
O horário de funcionamento da Galerias Pacifico é de segunda a sábado das 10h às 21h e domingos do meio dia até 21h.
Quando estiver em Buenos Aires não deixe de visitar o Galerias Pacifico vale muito a pena, mesmo que não seja para fazer compras, que foi o nosso caso, mas só para conhecer.
Já anoiteceu e o cansaço está batendo, pois hoje foi puxado, andamos o dia todo, então resolvemos voltar para o hotel.
No caminho de volta pela Av. Corrientes paramos na Pizzaria Guerrin bem ao lado do Novotel onde estão hospedados o Henrique e a Elliete.
Já tínhamos passado em frente outro dia e hoje resolvemos experimentar.
Pizzaria Guerrin
Av. Corrientes,1368
www.pizzeriaguerrin.com
A Pizzeria Guerrin foi declarada Patrimônio da Cidade.
Foi fundada em 1932 por dois imigrantes Genoveses.
Não estamos falando de uma pizzaria. Estamos falando de um estilo de vida.
Além de ser um clássico da capital portenha, Guerrin é um ícone: durante o dia é frequentado por locais, pessoas apressadas e os advogados que trabalham em Tribunais. Mas à noite, o publico muda, tem famílias e casais que foram ao teatro nas cercanias. E mais a noite (noitada), todos aqueles que precisam de uma pizza para baixar os efeitos do álcool. Enfim todos passam pelo Guerrin.
O mais interessante de tudo isto é que não é um lugar fashion. Mas se você quer conhecer o mundo urbano e excêntrico da Capital Federal, sem duvida nenhuma, Guerrin vai mostrar a diversidade da cidade.
Você pode comer uma fatia no balcão, aconselho. Mas também pode sentar e relaxar. Se vocês não sabem qual pedir: só falar “DAME UNA MUZZA!” e em minutos vocês conheceram uma das melhores pizzas de mozzarella.
Pedimos quatro pedaços de pizza de mozzarella pra viagem.
Pagamos PA$ 60,00 (PA$ 15,00 cada pedaço).
Recomendamos a Pizzeria Guerrin.
Chegando ao hotel tomamos um banho rápido e sentamos para saborear nossa pizza. Uma delicia.
Agora só nos restar descansar desse dia proveitoso, mas cansativo, que amanhã tem mais.
Boa noite, até amanhã.
GASTOS DO DIA
Alimentação………………………… ARS 688,00