5ºDia – Santos / Buenos Aires – Maio 2015
5º Dia / 08 Maio 2015 / Sexta-feira
(Colonia del Sacramento-URG)
Acordamos as 07:30h.
Descemos para o café da manhã.
Após pegar alguns folders e mapas saímos para explorar a cidade.
Claro que a pé, o carro ficou descansando no estacionamento do hotel.
Seguimos pela Av. Franklin Delano Roosevelt, que é a avenida onde esta o hotel, em direção ao centro.
Como é nosso primeiro contato com Colonia resolvemos procurar uma Informação Turística para mais informações sobre o local.
No final da Av. Franklin D. Roosevelt, dobramos na Manoel Lobo e logo encontramos uma Informação Turística que esta bem em frente ao Porton de Campo na Plaza 1811.
Pegamos mais informações sobre o local e contratamos um Tour Guiado, que é a melhor maneira de se conhecer a parte histórica do local. Optamos por um tour só para três pessoas, eu a esposa e um argentino, com duração de mais ou menos uma hora.
Preço do tour UYU 3000,00 (UYU 150,00 por pessoa).
O guia foi muito bom, pena não termos marcado seu nome, outra falha nossa, que pretendemos ir aprimorando. Por conta desse tour ficamos sabendo de historias incríveis sobre Colonia del Sacramento.
Mas vamos dar uma pausa em nosso passeio e conhecer um pouco sobre Colonia del Sacramento.
Bem, vamos lá.Iniciamos o tour pelo “Portón de Campo”.
Marca o limite entre a parte nova da cidade e do bairro histórico , em frente à Plaza de 1811. Atravessar essa porta é entrar em outro tempo e reviver a era colonial. Seguimos pela Henriquez de La Peña em direção a “Plaza Mayor del 25 de Mayo”
Nesta praça esta localizada a “Calle” mais famosa de Colonia, “Calle de Los Suspiros”.
Depois falamos sobre ela.
Nessa praça temos também o Museu Português, Museu Naval, Ruinas do Convento de San Francisco e Faro, Casa de Nacarello, Museu Municipal e a Casa del Virrey.
Continuamos pela Rua Real, viramos na Rua de la Playa e chegamos na “Plaza de Armas Manuel Lobo” onde tem as ruinas da antiga casa do governador que foi destruída pelos espanhóis em 1777 e do outro lado da praça esta a “Basílica del Santíssimo Sacramento”, que é a Igreja Matriz de Colonia.
Em todos os lugares encontramos bares e restaurantes, pitorescos e alegres com suas mesas ao ar livre.
E aqui termina nosso tour guiado.
Agora é por nossa conta.
Assim que começamos a explorar Colonia notamos uma particularidade a parte, são os carros antigos abandonados pelas ruas que acabaram virando uma atração turística. Vale a pena conferir. Andei pesquisando bastante para tentar encontrar a origem e a historia desses carros antigos abandonados e nada consegui.
Continuamos pela Gob. Vasconcellos até a Av. Gral. Flores que é a principal do centro de Colonia. É nessa avenida que esta concentrada a maior parte do comercio local, como lojas de roupas, lojas de artesanato, lojas de souvenir, sorveteria, mercadinhos, alguns hotéis, bancos e muitos restaurantes, bares e cafés. É muito agradável comer por aqui. Você pode fazer uma pausa para um almoço, comer carnes e assados de maneira tradicional, ou um lanche, a sombra de belas e frondosas árvores apreciando a paisagem e o movimento.
Continuamos pela Gral.Flores e descemos a Del Virrey Ceballos, passamos pelo Aquarium que estava fechado, em direção ao Teatro Bastión del Carme que também estava fechado.
Encontramos um lugar muito bonito e agradável para um descanso apreciando a paisagem e as águas do Rio da Prata.
O local se chama “Muelle de Yates” no Porto de Yates Colonia, que fica entre a Rua Del Virrey Ceballos e Rua De Espanã.
Descansamos um pouco e tiramos fotos e fotos e fotos.
Saímos pela Rua De Espanã, entramos na Calle de San José, passamos pela Plazoleta Del Teatro e saímos no “Paseo de San Gabriel”.
Como já era um pouco tarde e a fome já estava se fazendo presente, resolvemos escolher um dos restaurantes por aqui mesmo. São vários, não tem como saber qual o melhor. Optamos por um e pronto. Teura Bar.
Comemos uma salada, eu carne, ela frango e batatas fritas e duas cervejas. Gastamos UYU 1.700,00.
O atendimento é fraco e a comida não é muito boa.Como sentamos do lado de fora, na calçada, até que é agradável.
Mas a parte interna é um horror. Tudo jogado, amontoado, desorganizado, até que um pouco sem higiene, é bom parar por aqui.
NÃO RECOMENDAMOS.
Agora alimentados, um banco a sombra para descansar. Conseguimos.
Voltamos daqui a pouco……….
Voltamos. Agora sim, energia reposta, podemos continuar.
Continuamos pelo Paseo de San Gabriel que margeia o Rio da Prata.
A área costeira de Colonia está muito bem preservada e o Paseo San Gabriel é muito pitoresco, seguindo a própria essência da cidade.
Na esquina da Misiones de los Tapes nº 104 encontramos o “Museo del Azulejo”, pena que estava fechado.
Continuamos até o Bastión de San Pedro, entramos pela De San Pedro e seguimos até Bastión de San Miguel e chegamos novamente na Plaza Mayor del 25 de Mayo.
Continuamos pela praça e fomos até o Farol de Colonia del Sacramento.
O farol se encontra nas Ruinas del Convento de San Francisco.
O farol cobra uma pequena taxa de entrada de UYU 20,00 por pessoa, e é aberto para o público todos os dias da manhã até a noite. A subida ao topo do farol é uma aventura apertada, apertada mesmo a escadaria mal da para passar uma pessoa e muitas vezes trombamos com alguém no sentido contrario, ai é um encolhe encolhe de barriga e estica pernas. São 119 degraus em caracol.
Muito cuidado com a cabeça, as portas são pequenas e muito baixas. Mas ao se chegar ao topo do farol valeu todo e qualquer inconveniente. A vista é maravilhosa.
Agora aproveitando que estamos na praça que tal um cafezinho.
Optamos pela Heladería Freddo bem ao lado do farol.
Local super agradável e aconchegante.
Tomamos dois cappuccinos gelados por UYU 330,00
Recomendamos o lugar.
Agora a praça é um convite para sentar em um banco e descansar a sombra de uma arvore. E foi isso que fizemos.
Nada mais relaxante que ficar a toa.
E olha só o que encontramos. Parece incrível, mas em todos os lugares que andamos sempre encontramos alguns amigos cachorros ou cachorros amigos. Esses dois estavam curtindo um soninho ao sol.
Que vontade de ficar aqui até o entardecer, mas temos que continuar o dia ainda não acabou.
Fomos dar uma andada pela Calle de los Suspiros.
Voltamos e contornamos a praça e pegamos a Rua Real para irmos até a Av. Gral. Flores. No caminho pela Real encontramos um café, “Ganache Café & Pastelaria” ai já viu né. Paramos para mais um cafezinho. Já deu para notar que somos viciados em café.
A parte interna é toda rustica muito bem decorada, mas optamos em sentar do lado de fora nas mesinhas colocadas na rua, na rua mesmo. Nessa rua é proibido o tráfego de veículos. Tomamos dois cafezinhos expresso e uma água por UYU 115,00.
Recomendamos o lugar.
Continuamos pela Av.Gral. Flores até o Paseo de San Gabriel para tentar encontrar um bom lugar que de para sentar e apreciar o pôr do sol que se aproxima, já são 16:45hrs.
Caminhamos até a pracinha, sem nome, em frente ao Museu del Azulejo e encontramos um banco estrategicamente colocado de frente para o Rio da Prata, esse é nosso e ninguém tasca.
Sentamos, e relaxamos, aguardando o astro rei para seu majestoso espetáculo. O pôr do Sol.
Colonia del Sacramento é uma cidade linda, em que além dos pontos turísticos tradicionais, um detalhe, ou uma simples ruela, podem virar atração e alvo de fotografias. E é isso que acontece com o pôr do sol de Colonia, que pode ser considerado uma atração à parte.Depois de um dia inteiro passeando e curtindo a cidade, nada melhor do que apreciar o sol cair sobre o Rio da Prata.
A visão é deslumbrante. Um dos melhores lugares para fazer esse programa é no Paseo de San Gabriel, onde é possível ter uma visão privilegiada do pôr do sol. Se você tiver a oportunidade de passar a noite em Colonia, ou de pegar o último Ferry Boat a Buenos Aires, não deixe de assistir ao pôr do sol, que é imperdível. E não esqueça de tirar muitas fotos!
Não poderíamos querer um final de tarde melhor, Sol com um ventinho frio, e nós dois, só nós dois. Há muito tempo não curtíamos um entardecer só nosso. E esse é só nosso para registrar na memoria e guardar para sempre. Obrigado Colonia del Sacramento por esse espetáculo.
Não da para descrever em palavras o que vemos e sentimos. Só podemos tentar registrar em fotos, apesar de não sermos bons fotógrafos. Ai estão, compartilhamos com vocês esse momento.
Depois do espetáculo do pôr sol retornamos ao hotel. Agora um bom banho para relaxar da jornada do dia.
Depois do banho resolvemos caminhar até um posto Ancap na Av.Buenos Aires c/ Manoel Lobo que tem uma loja de conveniência e lanchonete para um lanche.
Comemos dois sanduíches e refrigerante, gastamos UYU 208,00. Voltamos para o hotel, a noite estava clara mas com um vento gelado, mas estava gostoso.
Agora sim o descanso merecido depois de um longo dia.
Boa noite
Até amanhã…….
GASTOS DO DIA
Passeios……………..UYU 340,00
Alimentação……….UYU 2.353,00
TOTAL………….UYU 2.693,00
Deixamos com vocês mais um pouquinho de Colonia del Sacramento
I would like this!!!
OK