loader image

4ºDia – Cambará do Sul-RS / Urubici-SC – Maio 2015

4º Dia / 20 Maio 2015 / Quarta-feira
( Urubici-SC )

Depois de uma noite de sono bem dormida vamos ao café da manhã.
No salão do café tudo muito bem arrumado e organizado, uma variedade de pães, bolos, doces, frutas, iogurtes. Um típico café de fazenda. Muito bom.
Fomos até a recepção pegar um mapa da cidade e algumas informações.
Como só tínhamos hoje para passear pois amanhã estaríamos indo embora, entre as atrações da cidade optamos por ir conhecer a Gruta Nossa Senhora de Lurdes, Cascata Véu da Noiva, Morro da Igreja e Serra do Corvo Branco. Só que a minha vontade de descer a Serra do Corvo Branco ficou só mesmo na vontade. Conforme informação do rapaz na recepção a serra estava interditada para tráfego devido a queda de barreira a mais de 15 dias, mas que estava liberado  ir até o Mirante que é no inicio da descida. Informou também que para ir ao Morro da Igreja / Pedra Furada teríamos que passar primeiro na sede do parque que fica no centro da cidade para pegar uma autorização. Sem essa autorização não é possível ter acesso ao Morro da Igreja/Pedra Furada.
20150520_214224-eSaímos e fomos direto ao centro de Urubici para providenciar a autorização, comprar um mouse que o nosso pifou, comprar água e claro alguns lembranças.
Feita as compras fomos até a sede do parque providenciar a autorização.

Sede Parque Nacional São Joaquim (ICMBio)
Av. Felicíssimo R. Sobrinho nº 1542 – Bairro Esquina – Urubici
(atrás do Banco do Brasil)
Tel. (49)3278-4994
Horário das 08:00h as 12:00h e das 13:00h as 17:00h.

Não há cobrança de ingressos, porém, a partir de 18 de novembro de 2013, o acesso ao Morro da Igreja / Pedra Furada vem sendo limitado, devido a pequena quantidade de vagas de veículos neste atrativo e fragilidade ambiental.
Para os feriados e finais de semana pode-se optar pela reserva de vagas para visitação ao Morro da Igreja (Pedra Furada), que pode ser feita através do email agendamentoparque@hotmail.com, informando data, placa do veículo e nome do responsável. Mesmo havendo o agendamento, deve ser obtida a autorização na sede Parque Nacional de São Joaquim.
Tudo resolvido, vamos lá.
Pegamos a  SC.370 para o Morro da Igreja.
Nossa primeira parada é na Gruta Nossa Senhora de Lurdes que fica a uns 10 km do centro de Urubici.

GRUTA NOSSA SENHORA DE LURDES
Ponto de peregrinação religiosa, fica na localidade de Santa Terezinha, a 10 km do centro de Urubici, no caminho para o Morro da Igreja. É uma gruta natural, cercada por paredões. A imagem de Nossa Senhora esta nessa gruta desde 1944.
Objetos e fotos deixados no local pelos fiéis são testemunhos das graças alcançadas. Uma queda d’água com mais de dez metros de altura completa o encanto de cenário. No local é realizada em outubro a Romaria da Penitência.

Continuando pela SC.370 mais uns 20Km para o Morro da Igreja.
Depois de rodarmos alguns km , não marcamos, existe uma tabuleta indicando Morro da Igreja a direita ,nesse ponto deixamos a SC.370 para pegar a  Estrada Geral do Morro da Igreja.

Essa estrada é asfaltada e é de propriedade da Força Aérea Brasileira. Nesse ponto existe uma porteira que esta sempre aberta e o acesso é livre.
Antes de chegarmos a portaria principal do Morro tinha uma placa indicando Cascata Véu da Noiva a direita.

Resolvemos entrar para conhecer. O acesso em terra, mas em bom estado. O local estava podes-se dizer vazio. Tinha um restaurante misto de mercado. A Cascata Véu da Noiva na verdade é um complexo de Restaurante, Lanchonete e  Pousada.

Como a Cascata Véu da Noiva é em uma propriedade particular o restaurante cobrada uma taxa de R$ 4,00 por pessoa. Gastamos R$ 8,00.

Cascata Véu da Noiva

O lugar é muito bonito. Vale a pena conhecer.
Resolvemos continuar para o Morro da Igreja/Pedra Furada e  depois voltar para almoçarmos por aqui mesmo, pois depois do almoço nosso destino será a Serra do Corvo Branco.

Morro da Igreja

Paramos na portaria principal para entregar a autorização que pegamos na Sede do Parque.
O guarda parque informou que hoje tinha neblina e estava prejudicando para visualizar a Pedra Furada. Mas quem sabe com um pouco de paciência poderia ser possível  tem uma visão boa. Avisou que até o topo/estacionamento tem aproximadamente 18Km, para dirigir com cuidado  pois a estrada é estreita e não esta muito bem conservada.
Nisso ele tinha toda razão. A estrada que da acesso ao topo do Morro da Igreja é estreita e de concreto e esta muito mal conservada mesmo, muitos buracos e em alguns trechos deslizamentos de partes da estrada.

Conforme vamos subindo estamos notando que a neblina está mesmo forte. Não sei se teremos sorte em ver a tal Pedra Furada. Durante a subida algumas placas indicando “CUIDADO POSSIBILIDADE DE NEVE NA PISTA”.
Chegamos ao topo, onde uma tabuleta indica “PROIBIDO ULTRAPASSAR “ÁREA MILITAR”  fim da linha.
Na verdade não tem estacionamento, a parada é feita na própria pista.

MORRO DA IGREJA
O Morro da Igreja é um morro pertencente ao Parque Nacional de São Joaquim, localizado na divisa entre os municípios catarinenses de Bom Jardim da Serra, Orleans e Urubici.
Com 1.822 m, seu cume é o terceiro mais alto de Santa Catarina e o quinto da região Sul do Brasil. É considerado o ponto habitado mais alto do Sul do pais.
No topo do Morro da Igreja estão as  instalações do Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II – COMAR) da Força Aérea Brasileira (FAB)  responsável por monitorar o espaço aéreo de Santa Catarina e Rio Grande do Sul e a  Primeira Estação de Radar Meteorológico (ERM) de Santa Catarina, cuja missão é a vigilância constante das condições meteorológicas.

O Morro da Igreja é considerado um dos locais mais frios do Brasil, recebendo grande número de turistas especialmente durante o inverno, quando as temperaturas frequentemente ficam abaixo de zero e ocorre, ocasionalmente, a queda de neve. É o lugar no Brasil com maior propensão a este tipo de precipitação. A ocorrência de neblina e ventos é frequente, sem falar nas nuvens que podem prejudicar a visibilidade, pois, com o tempo fechado, o topo do morro fica acima delas.

Um registro de temperatura não-oficial de -17,8 °C (0ºF), realizado no local em 29 de junho de 1996, foi manchete nacional como a temperatura mais baixa já registrada no Brasil.
O vento intermitente dá a sensação de frio ainda mais intenso. Em todos os invernos há, invariavelmente, ocorrência de neve. É um passeio imperdível e de fácil acesso quando o tempo está bom.

Do alto tem-se uma visão privilegiada da Pedra Furada, interessante formação que se assemelha a uma grande janela natural. Não se esqueça de levar agasalhos, porque baixas temperaturas são comuns mesmo no verão. Para evitar neblina, o melhor horário de visitação é entre as 10h e as 15h.
Não tivemos sorte hoje.

Morro da Igreja / Pedra Furada

A neblina esta forte e a visibilidade estar prejudicada, sendo quase impossível de se ver a Pedra Furada. Mas vamos dar um tempinho, quem sabe a neblina baixa um pouco ao menos para tirarmos uma foto da Pedra Furada. Não estava muito frio, mas o vento estava muito forte. Finalmente a neblina baixo um pouco, não muito, mas deu para ver a Pedra Furada, não muito  bem , mas deu pra  tirar umas fotos com a neblina e tudo. As fotos ficaram meio que sinistras, mas tudo bem. Mas ao menos temos um registro pra falar que estivemos aqui.
E quando resolvemos ir embora, a neblina baixou um pouco.

A fome esta começando a bater. Vamos voltar e parar na Cascata Véu da Noiva para  almoçar.

O almoço no Restaurante Véu da Noiva é  buffet.  Não é um dos melhores mas  era o que tinha.
Almoçamos o  buffet e dois refrigerantes e gastamos R$ 47,50. Ainda bem que o cafezinho foi free.

Restaurantlogo-veu-da-noiva-2e e Lanchonete Véu da Noiva
Pousada Véu da Noiva

Estrada Geral do Morro da Igreja, s/n

Recomendamos na falta de outra opção.
Agora alimentados podemos seguir para a Serra do Rio do Rastro.
Até a Serra do Corvo Branco são aproximadamente 32Km.
Voltamos pela Estrada Geral do Morro da Igreja até a SC.370 onde pegamos a direita em direção a Serra.
Rodamos um pouco e terminou o asfalto, continuamos na terra mas logo a frente acabou a estrada, literalmente.

Daqui pra frente era mais uma trilha que uma estrada. Descobrimos depois que a estrada está em obras, mas os serviços estão praticamente parados por falta de verba. Está muito ruim mesmo, muitos buracos, muita lama e subidas com cascalho e pedras, que até pensei que minha 4 x 2 não daria conta. Mas devagar e sempre conseguimos.

Uma explicação: sobre a sigla numera dessa estrada. Como em todas as outras é uma bagunça só, difícil de se entender. No Google Maps e no nosso GPS essa seria a SC.370. Mas nas placas da obra que encontramos pelo caminho consta como SC.439. Pesquisando descobrimos que a SC.370 é a  nova nomenclatura da antiga SC.439 . Então saindo de Urubici seria a SC.439 que agora é a SC.370.
Que baita confusão.
Mas mesmo assim 370 ou 439 chegamos ao topo da Serra do Corvo Branco.
Como o recepcionista da pousada havia falado a descida / subida pela Serra esta bloqueada mesmo devido a queda de barreira e deslizamento de parte da estrada.

É uma pena não vamos poder continuar. Temos que nos contentar em parar no mirante e apreciar a vista.
Mas ainda vou voltar uma outra época para descer a Serra.

Marco SC.439- Serra do Corvo Branco

São 5 km de serra ligando o município de Urubici ao de Grão Para a uma altitude de 1150 metros.
O inicio da Serra é a fenda/garganta , um corte entre paredões de pedra que impressiona pela beleza e pela altura.
Pudera, é um corte nas rochas com 90 metros de altura. É considerado um dos maiores corte em rocha do Brasil.

Passando a fenda/garganta chegasse ao Mirante onde se tem uma bela visão de toda a Serra.

A Serra do Corvo Branco já foi conhecida como a estrada mais temida do Brasil.

Demos um tempo para curtir o lugar e tirar fotos e filmar.

Hora de voltar pois ainda queremos ir até o centro de Urubici para comprar chocolates.
O caminho de volta é o mesmo.

Chegando em Urubici fomos até a Avencal Chocolates que foi indicada pelo recepcionista da Hospedaria  onde estávamos.

O lugar é super agradável até parece uma casa de bonecas.
Fomos muito bem atendidos pela proprietária, se não me engano de nome Kelen, que na verdade é irmã do recepcionista da Hospedaria.
Gostamos demais do lugar.
Quando estiverem por Urubici recomendamos uma passadinha na Avencal para conhecer.

AVENCAL CHOCOLATES
Avenida Adolfo Konder nº 322logo-avencal-chocolates-e
Centro – Urubici
www.facebook.com.br/avencalchocolates

Antes de sairmos a Kelen nos indicou a cafeteria de uma amiga dela aqui na avenida mesmo. Pelo visto aqui tudo é na base da indicação. E o pior é que funciona. Saímos e fomos experimentar a tal cafeteria.

Canhambora Café

O local parece ser recente, tudo novinho, muitos bolos e uma grande variedade de cafés, mas eles também servem refeições(buffet-quilo).
Pedimos dois bolos e dois capuchinhos grandes com chantilly e uma garrafinha de água.
Gastamos R$ 36,00
Lugar super agradável e um ótimo atendimento.
Estando em Urubici não deixem de conhecer o Canhambora Café.
Nós recomendamos.

CANHAMBORA CAFÉ
logo-canhamboracafe-eAvenida Adolfo Konder nº 1597
Centro – Urubici/SC

Depois de matada a gula, aproveitamos e fomos até a praça conhecer a Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe dos Homens.

Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homemns

Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens

IGREJA NOSSA SENHORA MÃE DOS HOMENS
Em Junho de 1930, com o Padre Ernesto iniciaram os trabalhos para a nova Igreja, cuja pedra fundamental foi abençoada no dia 20 de junho de 1930. Nesse mesmo ano, no dia 06 de Janeiro, D.Daniel Hostin promulgou o decreto de criação desta paróquia sob o nome e proteção de Nossa Senhora Mãe dos Homens. Na noite do dia 26 de Dezembro de 1936, um incêndio na casa paroquial destruiu grande parte dos documentos da paróquia. A atual Igreja foi iniciada em 1965 sob a inspiração e acompanhamento do Padre José Alberto Gonçalves Espínola, cujos restos mortais estão no interior da Igreja. A obra foi concluída em 1973. A Igreja levou 8 anos para ser construída e só foi possível graças as doações da comunidade, nem sempre em dinheiro, mas muitas vezes em produtos agrícolas que posteriormente eram vendidos.
A Igreja foi inaugurada em 1973.
Sua construção é em forma de cruz e a curiosidade é que há três entradas semelhantes a principal. É uma das maiores Igreja do estado.

IGREJA NOSSA SENHORA MÃE DOS HOMENS
Rua Policarpo de Souza Costa, 1176
Centro – Urubici/SC

Tour terminado, hora de voltar para a Hospedaria para um belo banho e descansar um pouco. Antes fomos abastecer pois amanhã estaremos indo embora.
Como dou sempre referencia em abastecer em Postos BR encontramos um a caminho da Hospedaria.
Abastecemos 28,42 litros
Preço da gasolina R$ 3,38
Gastamos R$ 96,00
POSTO BALDESSAR
Avenida Rodolfo Andermann nº 2010
Centro – Urubici/SC

A noite resolvemos ir até a cidade comer uma pizza.
E mais uma vez por indicação do pessoal da Hospedaria fomos a Pizzaria A Moda da Casa.

Pizzaria A Moda da Casa

Como era cedo e baixa temporada a pizzaria estava vazia.
O lugar é agradável e fomos muito bem atendidos.
Pedimos uma pizza grande A Moda da Casa e dois refrigerantes.

Pizzaria A Moda da Casa

A pizza estava uma delicia, não sobrou nadinha. Gastamos R$ 29,80, achamos até barato.
Não deixem de conhecer a Pizzaria A Moda da Casa.
Nós recomendamos.

A MODA DA CASA – PIZZARIA &PETISCARIA
Avenida Adolfo Konder nº 1161logo-a-moda-da-casa-e
Centro – Urubici/SC

Agora é voltar para a Hospedaria e dormir.
Amanhã tem mais estrada pela frente.
Boa noite…..

ROTA
SC.360 / Estrada Geral do Morro da Igreja(FAB).