18ºDia – Santos / Ushuaia – Abril 2016

18º Dia / 08 Abril 2016 / Sexta-feira
( Ushuaia-ARG / Rio Galegos-ARG)

Hoje nos despedimos de Ushuaia. Deixamos para traz um lugar incrível, onde se respira natureza e lugares que ficarão para sempre em nossas memórias e em nossos registros.
Mas fica a promessa de voltarmos uma próxima vez, mas de avião, para curtirmos o inverno em Ushuaia.

Estamos saindo e Ushuaia se despede da gente nos brindando com um lindo nascer do sol.
Bem, nosso destino hoje deveria ser Puerto Natales, mas como são 770Km e ainda teremos que atravessar o Estreito de Magalhães(ferry-boat),o que sempre demora, poderíamos correr o risco de anoitecer e ainda estarmos na estrada. O que não seria nada bom, pois não dirigimos  a noite e nesse trecho não há hospedagem para pernoite.
Por isso resolvemos andar um pouco pra trás e voltarmos até Rio Gallegos que são 580Km e não corrermos o risco de passar a noite na beira da estrada. De Rio Gallegos a Puerto Natales são 270Km, mesmo com essa mudança de rota a diferença de quilometragem fica em torno de 80Km mas vale pela segurança.
La vamos nós, como sempre manhã bem fria e céu limpo.
Saímos de Ushuaia pela RN.3. Paramos em um YPF a beira da estrada em Tolhuin(RN.3-KM.2948) para um café e água(AR$65,00).
Em San Sebastián saímos a esquerda e pegamos a RN.1. Paramos no YPF-Automóvel Clube Argentino em frente a Gendarmeria Nacional Argentina – Paso Internacional San Sebastián para abastecer.
Abastecemos…………..21,5 litros
Preço da Gasolina……..AR$ 11,65
Gastamos………………AR$ 250,00
No Paso Internacional quando se esta saindo da Argentina a passagem é livre.
Os procedimentos aduaneiros são feitos no Complejo Fronteirizo do Chile.
Depois da divisa a RN.1 passa a ser CH.257. Ja em território Chileno paramos no Complejo Fronterizo San Sebastián – Carabineiros Chile para os tramites aduaneiros (saída da Argentina e entrada no Chile)
Até que foi bem rápido todo o tramite aduaneiro.
No complexo tem uma cantina, aproveitamos para fazer um lanche (AR$150,00).
Agora na volta não pegamos a Y.79,  aquela estrada de ripio ruim que pegamos quando estávamos vindo para Ushuaia por indicação do nosso GPS.

Continuamos pela CH.257, uns 4 quilometros depois do Passo Fronterizo tem uma placa indicando Y.79 a direita, pode pegar essa saída, pois a Y.79 na verdade é a CH.257  que vai direto até o ferry-boat no Estreito de Magalhães.

ATENÇÃO: Nesse trecho do Chile entre o Estreito de Magalhães e San Sebastian tem uma tremenda confusão de estradas, tanto pelo Google como pelo GPS. São elas: Y.79 / Y.71 / CH.257 / Y.95….todas elas se misturam

Essa é a melhor opção.. A estrada é de ripio mas está em ótimas condições e já tem vários trechos asfaltados. Na verdade mais da metade da estrada já está asfaltada.
Chegamos ao Estreito de Magalhães e a fila  não estava muito grande mas esperamos uns 30 minutos a chegada do ferry-boat.

Ferry-boat – Estreito de magalhães

O valor para travessia é de CH$ 15.000,00 pelo carro. Pagamos em peso argentino AR$ 395,00.

A travessia demorou um pouco mais de 20 minutos.

Saindo do ferry-boat rodamos mais uns 10Km ainda pela CH.257 e pegamos a direita na CH.255.
Na CH.255 passamos pela Aduana Chilena. Nessa Aduana a passagem é livre para quem esta saindo do Chile em direção a Argentina. Os tramites de saida do C hile e entrada na Argentina serão feitos na Aduana da Argentina.
Depois de passada a fronteira do Chile / Argentina a CH.255 passa a ser RN.3.
Rodamos uns 2Km e chegamos ao Paso Internacional Integracion Austral – Gendarmeria Nacional.
Aqui são feitos os tramites de Imigração e Aduana  saindo do Chile e entrando na Argentina.
Não perdemos muito tempo para os procedimento de fronteira.
Tudo certo, estamos liberados.
Ja estamos no final da tarde e ainda faltam 65 Km até Rio Gallegos. Devemos chegar antes do escurecer.
Chegamos em Rio Gallegos, às 18:30h e ainda estava claro.
Como já havíamos pernoitado por aqui na ida para Ushuaia fomos direto para o mesmo hotel.

Amerian Hotel Apart And Suites
Av. José de San Martín 673
www.amerian.com

La pelas 20:00h fomos jantar, na mesma pizzaria.
PIZZA EXPRESS
Av. José de San Martin 650

Pedimos uma pizza, duas coca-cola e dois cafés.
Gastamos AR$ 354,00.
Voltamos para o hotel. Estava frio e ventava muito.
Nada mais a fazer por hoje, só nos resta descansar.
Boa noite.

RECOMENDAMOS
Amerian Hotel – Rio Gallegos
Pizza Express – Rio Gallegos

599 Km Rodados em 09:55h.