12ºDia – Santos / Santiago do Chile de carro – 2013

12º dia / 18 Setembro 2013 – Quarta-feira
( Santiago do Chile )

Acordamos por volta de 06:30horas.
Descemos rapidinho pro café da manhã.
Depois fomos falar com o Concierge para comprar a excursão para o Valle Nevado. O próprio hotel oferece pacotes de passeios com uma operadora credenciada por eles.
Pagamos pela excursão CLP 50.000,00.
A excursão sairia do hotel as 09:00 horas e retorno previsto por volta de 16:00horas.

NOTA:  O Valle Nevado fica a apenas 60km (1h30), de Santiago. Ideal para quem quer conciliar uns dias na capital chilena com momentos de diversão na neve. Para chegar até Valle Nevado, você pode contratar o serviço de trânsfer oferecido em Santiago por empresas especializadas em subir a montanha, ou contratar o serviço no próprio hotel como nós fizemos. Alugar um carro não é uma opção interessante, por que mesmo com a melhoria das condições da estrada que dá acesso a Valle Nevado,  é preciso ter uma certa experiência em dirigir em estradas sinuosas cobertas de neve, o que não é o caso para nós brasileiros.

Enquanto esperávamos a Van em conversa com o Concierge descobrimos uma coisa ” MUITO IMPORTANTE “
Essa semana é a “Semana das Fiestas Patrias”
18 de Setembro é o “Dia da Independência do Chile“.
19 de Setembro é o “Dia da Glória do Exercito”.

São dois dias com  tudo fechado. O Chile para quase que totalmente nesses dois dias.
E nesse ano a coisa ficou ainda pior, quer dizer para os turistas, pois o feriado é na quarta e na quinta, na sexta emenda e vem sábado e domingo. Resumindo cinco dias de feriados. Não é só no Brasil não.
Mas o lado bom é que nesses dias temos as “Fondas” .
Por todo o país se montam feirinhas (Fondas) com muita musica, dança, comidas típicas e claro muita, mas muita bebida mesmo. Nesses dias o Chileno vira o balde mesmo.
As “Fondas” tiveram sua origem  nas primeiras celebrações da Independência do Chile no Século XIX. É uma festa de entretenimento popular. Devido ao alto consumo de álcool e brigas, a partir de 1823 foi regularizado seu funcionamento, com emissão de licença e uma regulamentação para funcionamento As barraquinhas são montadas em madeira, galhos de eucalipto e são cobertas com juncos.
A mais recomendada para os turistas é a “Fonda do Parque Padre Hurtado”.
Do mais é só aproveitar que vale muito a pena.
Como falam os chilenos….Chi, Chi, Chi, Le, Le, Le,  Viva Chile……

A Van chegou no hotel no horário programado.
O motorista veio nos procurar no saguão do hotel e pediu para irmos para a Van que ele ia chamar mais dois casais que estavam hospedados no hotel. Chegamos na Van e já tinha um casal, de brasileiros, e um senhor também brasileiro. Chegaram os outros dois casais, brasileiros também.Um dos casais, Anderson & Tais eram de Santos assim como nós. Tínhamos uma excursão só com brasileiros. Todos prontos, feitas as apresentações então partimos. O motorista da Van era  o Sr. Medina.
A próxima parada seria já na subida para o Valle Nevado em uma loja que aluga as roupas para neve e todo equipamento para esquiar e as pranchas para “Esquibunda”  é isso mesmo “Esquibunda”.
IMG_1653 EA caminho do Vale Nevado
IMG_1654 ENovamente pela falta de preparo nosso,  não marcamos o nome da operadora e nem da loja de equipamentos. Mas a loja,  te falo que não era la das melhores não. Muita bagunça e roupas muito usadas, quanto aos equipamentos para esqui não tenho como falar pois não utilizamos, mas as pranchas para o “Esquibunda” eram bem velhas.
Só o casal de Santos, Anderson & Tais é que alugaram equipamento para esquiar.
Pagamos CLP 50.000,00  por dois casacos , duas calças impermeáveis, dois pares de luvas, duas botas,  que depois descobrimos que deveriam ser aquecidas e impermeáveis e duas pranchas de “Esquibunda”.
Todos equipados e na Van, seguimos viagem.
IMG_1656 E

IMG_1657 ENossa primeira parada seria n0 “Parques de Farellones.
A estrada é bem estreita e com curvas bem fechadas, quase um cotovelo e o acumula da neve em alguns trechos ou uma fina camada de gelo torna esse trajeto bem perigoso para quem não conhece e não esta acostumado a dirigir nesse tipo de terreno.
IMG_1659 E

IMG_1660 E 

Farellones foi fundada em 1946 e é considerada um centro de sky  familiar, um dos mais antigos centro de sky da América. Está a aproximadamente 3.600 metros acima do nível do mar e tem um desnível de 903 metros. A temporada em Farellones tem inicio nos meados de Junho e vai até o inicio de Setembro.

A estação esta fechada por não ter mais neve em suas pistas. Mas mesmo assim é uma parada obrigatória para conhecer.
Ficamos imaginando como deve ser isso aqui em Junho/Julho e Agosto no alto da temporada de inverno.
IMG_1661 E

IMG_1662 EMesmo com pouca neve estava muito frio mesmo e o pior era o vento forte e gelado.
IMG_1665 EMesmo sem a neve é um lugar muito bonito.
IMG_1666 E

IMG_1668 E

IMG_1669 EMapa das pistas
IMG_1671 E
IMG_1672 EOlha a foto
IMG_1674 E

IMG_1675 ENossa Van.

Para mais informações:
Parques de Farellones
http://parquesdefarellones.cl

IMG_1677 EContinuando para Valle Nevado
IMG_1678 E

IMG_1682 ENa metade do caminho para o Valle Nevado o motorista da Van, Sr.Medina, nos fez uma proposta. Pararia ali na beira da estrada para curtirmos a neve pois em Valle Nevado para se ter contato com a neve tem que  pagar, e não é nada barato, claro , se nenhum de nós for esquiar. O casal de Santos, Anderson & Tais, foram os únicos que alugaram equipamento para esquiar, mas concordaram em ficar ali mesmo para curtir e brincar na neve.Todos concordaram. Neve ai vamos nós……..
IMG_1683 EMas… primeiro uma foto do grupo para o álbum de recordações.
Primeiro  as apresentações de praxe ………ola neve, prazer em te conhecer pessoalmente, você é muito mais branquinha e gelada do que nós imaginávamos. Feita as formalidades lá vamos nós. Parecemos uma turma de escola em viagem de férias. Na verdade voltamos a ser crianças.
IMG_1684 EOlha ai a esposa puxando o  “Esquibunda” morro a cima.
IMG_1685 EAi vou eu tentar a sorte. Pinta até que tenho, mas é só. Até parece que sei o que vou fazer.
IMG_1687 EEsse foi nosso grande problema. As botas eram de borracha com um forro muito fino, em 15 minutos na neve e o pé parecia uma pedra de gelo.
IMG_1688 EMorro a baixo foi divertido demais. Agora puxar o “Esquibunda” morro acima é osso..

Voltamos a ser crianças…………….bom demaissssssss
IMG_1712 EAnderson & Tais, nosso casal de esquiadores.

IMG_1714 EComo vocês podem ver, muita gente para pelo caminho para curtir a neve, brincar e claro não ter que pagar nada por isso.
IMG_1715 EDepois de mais de duas horas brincando na neve continuamos nossa subida para o Valle Nevado.
IMG_1722 EMais curvas e muita neve na pista, por vezes a Van dava uma escorregada , mas nosso atento motorista,  sr. Medina,  controlava muito bem a situação.
IMG_1725 EChegando ao Valle Nevado. Ao alto um complexo de hotel e condomínios, muito usados pelos moradores de Santiago do Chile na alta temporada de inverno.

NOTA: Valle Nevado é um centro de esqui chileno situado na Cordilheira dos Andes, a 46 quilômetros da cidade de Santiago.Foi criado em 1988 por empresários franceses, seguindo o padrão dos melhores resorts de esportes de inverno existentes na Europa. Atualmente é o maior centro de práticas de esportes relacionados à neve no hemisfério sul.
A temporada começa em junho e termina em outubro. O resort tem aproximadamente 800 hectares de área para esqui composta por 102 trilhas, dessas 14% são para principiantes, 30% para intermediários, 42% para avançados e 14% para experts. A estação possui no total 8 teleféricos.

Assim que descemos da Van fomos procurar os banheiros no interior do complexo “Centro de Apoio”. Claro depois de mais de duas horas na neve estava se fazendo necessário. A parte interna do complexo tem uma boa estrutura de apoio para os praticantes de esportes na neve. Conta com banheiros limpos, setor com armários para guardar pertences e uma ampla área para descanso com poltronas e sofás, loja para aluguel de equipamentos de esquis e snowboard e escolinha , além da área de recepção.
Para maiores informações acesse  http://www.vallenevado.com

Bem supridas as nossas necessidades, fomos procurar onde tomar alguma bebida para aquecer. Do lado de fora do complexo tem um barzinho que serve lanches rápidos e bebidas.
IMG_1726 ECompramos chocolate quente e sentamos para descansar e apreciar a vista, que é muito bonita vista do deck do bar.
IMG_1727 E

IMG_1728 EA esposa posando para foto.
IMG_1729 E

IMG_1730 E

IMG_1731 EEstação do teleférico para as pistas.
IMG_1733 EAlém dos apartamentos residenciais o Vale Nevado tem  três hotéis.

– Hotel Valle Nevado, o mais top e perfeito para casais;
– Hotel Puerta del Sol, padrão 4 estrelas e ideal para viagens em família;
Hotel Tres Puntas, para a galera jovem que viaja com os amigos.
NOTA:  A temporada de inverno em Valle Nevado é dividida em três categorias: Regular, Holiday e Value  cada uma delas determina qual é a permanência mínima de hospedagem, podendo variar entre 3, 4 ou 7 noites, dependendo do período escolhido. Para conferir qual o mínimo de noites exigido na data que você vai ao Valle Nevado clique aqui.

IMG_1734 E Esse é o Teleférico Gôndola que leva até o alto da montanha onde tem dois restaurantes, Bajo Zero e Dom Giovanni. Os ingressos são vendidos a partir das 11:30h.
Almoço informal no Bajo Zero.
De segunda a sexta – 33 mil pesos
Sábados, domingos e feriados – 46 mil pesos
Almoço executivo no restaurante italiano Don Giovanni.
De segunda a sexta – 41 mil pesos
Sábados, domingos e feriados – 61 mil pesos.
Mais informações de restaurantes no complexo clique aqui .

IMG_1735 EDeck do bar externo.
IMG_1736 EO chocolate esta rendendo…
IMG_1739 E

IMG_1741 EDescontração, curtindo o momento.
IMG_1742 E

IMG_1744 EE eu continuo relaxando
IMG_1745 EBrincadeira da esposa.
IMG_1749 E

IMG_1753 EA molecadinha manda ver no esqui.
IMG_1754 EA esposa ja dentro da Van, cansada e com frio aguardando o resto do pessoal para irmos embora.
IMG_1757 E

E eu continuo tirando fotos.
IMG_1758 ETodos presentes, hora de partir
IMG_1759 EAdeus Valle Nevado, boas recordações ficaram, até uma próxima vez.
Na Van todos cansados, mas felizes por um dia inesquecível.
Próxima parada na loja de equipamentos para devolver o material alugado.
Chegamos a Santiago e fomos parando nos hotéis para deixar o pessoal, foram três paradas e a ultima foi no nosso hotel.
Antes de subirmos para o quarto resolvemos tirar algumas fotos da frente do Hotel.

IMG_1760 E

IMG_1761 E

IMG_1762 E

IMG_1764 EUma brincadeirinha
IMG_1765 ERua deserta em plena quarta-feira, é o feriado.
IMG_1767 EO Bistro do hotel, local agradável para um cafezinho ou um drink.
IMG_1768 E

IMG_1769 E

IMG_1770 E

IMG_1771 ENo elevador o Anderson & Tais falaram que a noite tinham feito reserva para jantar no Restaurante Giratório e se nós não queríamos ir com eles.Claro que aceitamos, pois também queríamos conhecer o restaurante que foi muito bem recomendado pelo casal amigo Bira & Cristina. Então combinamos em nos encontrar as oito horas no saguão do hotel.
Tomamos um gostoso e relaxante banho quente e ainda deu para descansar as pernas um pouco. Nos arrumamos e descemos para encontrá-los.
Como a cidade estava tranquila e sem movimento nenhum resolvi ir com o carro, o restaurante era pertinho do hotel.
Chegando no restaurante pensamos que poderia dar problema pois a reserva era para dois e apareceram quatro. Mas deu tudo certo.
20130918_205335 EO lugar é muito bonito e aconchegante.
20130918_205445 EJantar em quanto o restaurante gira e apreciar a cidade a noite, é muito bonito.
20130918_212115 EFomos muito bem atendidos.
20130918_214153 EA esposa de salmão.
20130918_214201 EE eu de carne.
A comida é excelente.
20130918_233737 EFoto para recordação.
O jantar foi maravilhoso e melhor ainda na companhia do jovem casal Anderson & Tais.

Giratorio Restaurant
Avda. Nueva Providencia 2250, Piso 16, Providencia, Santiago, Chile
http://www.giratorio.cl

Retornamos para o hotel.
Agora sim o merecido descanso
Deixamos vocês.

Boa noite e até amanhã…………..

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*