9ºDia – Santos / Buenos Aires – Maio 2015

9º Dia / 12  Maio 2015 / Terça-feira
(Buenos Aires-ARG)

Acordamos as 07:30 horas e descemos para o café da manhã.
Hoje resolvemos ir a pé para conhecer a área portuária de Puerto Madero.
Saímos do hotel por volta das 09:00 horas, mas primeiro tínhamos que tentar achar uma agência do Banco Patagônia que é o banco coligado ao Banco do Brasil.

ATENÇÂO: O Banco do Brasil não tem mais agência física em Buenos Aires.

Depois de rodarmos um bom tempo encontramos uma agência do Banco Patagônia na Av. Corrientes esquina com a Reconquista.
Saímos do banco e descemos pela Av. Corrientes até a área portuária, foram umas cinco quadras e já estávamos em Puerto Madero em frente ao Yacht Clube Puerto Madero.

Yacht Club Porto Madero
Yacht Club Porto Madero

20150512_120854 E

Puerto Madero é o mais novo bairro da cidade. Um bairro sofisticado e elegante. Muito visitado pelos turistas. Hoje, é um dos bairros mais modernos da cidade, sendo um centro financeiro e gastronômico desta capital. É um bairro que presta homenagem às mulheres. Assim, as ruas têm nomes de mulheres famosas em ciências, artes e política. Porto Madero foi construído pelo engenheiro Eduardo Madero em 1887. Este porto parou de funcionar em meados do século XIX e foi abandonado até 1990, quando começou a reciclagem de velhos celeiros, moinhos e galpões para utilização como residências, escritórios e lojas.
Mapa-Porto Madero E

Porto Madero Porto Madero
Porto Madero
Porto Madero
Porto Madero
Porto Madero
Porto Madero
Porto Madero
Porto Madero

 

 

 

 

 

Porto Madero
Porto Madero
Porto Madero
Porto Madero

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Uma curiosidade: na aréa compreendida pelas Av.Alicia Moreau de Justo, Av. Elvira Rawson de Dellepiane, Av.Calabria/Av. de Los Italianos e Cecilia Grierson, todas as ruas tem nome de mulheres. Uma homenagem a mulher.
Inclusive nessa área é que esta a Puente de la Mujer (A Ponte da Mulher) sobre o Río de la Plata no Dique 3. Um dos símbolos do Bairro de Puerto Madero.

Ponte da Mulher
Ponte da Mulher

 

Puente de la Mujer – Inaugurada em dezembro de 2001. O projeto da ponte foi encomendado ao arquiteto espanhol  Santiago Calatrava  pelo empresário Alberto González, que doou o dinheiro para a construção da obra. A ponte foi fabricada na cidade de Vitoria, em Bilbao (Espanha) e trazida a Buenos Aires em várias partes.
Trata-se de uma passagem para pedestres, que separa as duas margens do Río de la Plata (Rio da Prata) no Dique 3 de Puerto Madero. O design moderno e vanguardista da composição foi inspirado na imagem de um casal dançando tango. O mastro representa um homem que sustenta pelas costas uma mulher, representada pela curvatura central da ponte. A ponte mede 170 metros de comprimento, 6,20 metros de largura e pesa 800 toneladas. Possui um sistema que a permite girar para dar passagens a embarcações. O nome Puente de la Mujer (ou Ponte da Mulher) refere-se tanto à dançarina de tango, representada na estrutura, quanto aos nomes das ruas do bairro, que prestam homenagem a mulheres importantes da história da Argentina.  

Ponte da Mulher
Ponte da Mulher
Ponte da Mulher
Ponte da Mulher

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ao lado da Ponte da Mulher esta ancorada a Fragata Sarmiento.

Fragata Sarmiento
Fragata Sarmiento

Fragata Sarmiento – Construída em Liverpool (Inglaterra) em 1897, a Fragata Sarmiento foi o primeiro navio-escola da Argentina, prestando serviço para os alunos da Escuela Naval Militar entre 1899 e 1939.
A Fragata Sarmiento tem 85 metros de comprimento, 13 de largura, 35 velas, 3 mastros (o maior tem 54 metros), 6 âncoras (4 em proa de 2.350 kg cada e duas de popa de 650 e 250 kg, respectivamente) e um motor a vapor com 1800 cavalos de potência, alimentado por 4 caldeiras e responsável por uma velocidade de até 13 nós (26 km/h). Contava com armamento militar de ponta – 12 canhões, 3 lança-torpedos e  2 metralhadoras.  A viagem inaugural foi em Janeiro de 1899, sob o comando do Comandante Betbeder Onofre, e foi a mais longa de sua história, ao viajar 49.500 milhas náuticas em 20 meses e 40 dias, passando por 71 portos. Realizou um total de 37 viagens de instrução por todo o mundo, formou 23 mil cadetes navais e oficiais, visitou mais de 40 países e percorreu impressionantes 1.100.000 milhas náuticas, sempre em missão de paz. A cada viagem, transportava até 31 oficiais, 40 cadetes e 275 tripulantes. Navegou o equivalente a 50 voltas ao mundo.
Declarada Monumento Histórico Nacional em 1962, foi convertida em museu em 1964 e está ancorada em Puerto Madero desde 1994.
Aberto todos os dias, das 10h às 20h e é cobrado um valor simbólico pela entrada.

Fragata Sarmiento
Fragata Sarmiento

Nas proximidades da ponte, você encontrará ótimos lugares onde comprar drinques, petiscos e refeições rápidas. Não deixe de experimentar as deliciosas empanadas ou o “choripán” (um tipo de sanduíche com chouriço). No local, também há vários restaurantes com espaço para refeições ao ar livre, onde você poderá desfrutar de momentos agradáveis e um belo visual.

Porto Madero
Porto Madero
Porto Madero
Porto Madero

A manhã estava agradável para caminhar, sol e um ventinho frio, andamos a toa pela margem do Rio sem preocupação com o tempo, às vezes um banco a beira do rio era motivo para sentar, relaxar, tirar fotos e curtindo o lugar. Passear em Puerto Madero a margem do Rio  é gostoso e relaxante.

Porto Madero
Porto Madero
Porto Madero
Porto Madero

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Como já eram quase 14:00 horas, a fome estava batendo, fomos procurar um lugar para almoçar.
Encontramos um T.G.I Friday’s e resolvemos experimentar.

TGI-fridays-200x200 T.G.I. Friday’s
Av. Alicia Moreau de Justo 1010
Puerto Madero
www.tgifridaysargentina.com.ar

 

 

TGI Fridays
TGI Fridays
TGI Fridays
TGI Fridays
TGI Fridays
TGI Fridays

 

 

 

 

TGI Fridays
TGI Fridays
TGI Fridays
TGI Fridays

 

 

 

 

TGI Fridays
TGI Fridays
TGI Fridays
TGI Fridays

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Almoço para dois com vinho e cafezinho, gastamos PA$ 500,00.
Lugar agradável, boa comida. Recomendamos.
Continuamos nosso passeio.
Não é que logo em seguida encontramos o Henrique e a Elliete que também estavam passeando pelo porto. Eles ainda iam almoçar no Siga la Vaca.

Siga la Vaca E3

www.sigalavaca.com

 

Siga la Vaca
Siga la Vaca

Falam que esse restaurante é muito bom.Vamos tentar experimentar em um outro dia.
Como nós já tínhamos almoçado combinamos nos encontrar depois para tomar um cafezinho.
Continuamos andando mais um pouco.

Porto Madero
Porto Madero
Porto Madero
Porto Madero
Porto Madero
Porto Madero
Porto Madero
Porto Madero

Depois de um tempo nos encontramos no Starbucks.

logo2

 STARBUCKS
Alicia Moreau de Justo 1604
Puerto Madero
www.starbucks.com.ar

 

Starbucks Coffee
Starbucks Coffee
Starbucks Coffee
Starbucks Coffee

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Pagamos por um chocolate grande e um moca com chocolate branco PA$ 92,00.
Depois do café resolvemos os quatro, voltar a pé.

Subimos pela Corrientes, uma boa ladeira.
Paramos na esquina da Calle Florida para despedirmos. O Henrique e a Elliete  iam direto para o hotel deles, pois tinham reservas para show de tango a noite. E nós ainda íamos até a Galerias Pacifico para conhecer.
Combinamos em nos encontrarmos amanhã cedo para um passeio.
E lá fomos nós…..
A Calle Florida na verdade é um calçadão de aproximadamente um quilometro que vai da Av. Rivadavia até a Plaza San Martin.
mapa-rua-floridaA Calle Florida é, sem duvida, um dos símbolos da cidade de Buenos Aires. Na Calle Florida há muitas lojas de principais marcas, onde você pode comprar roupas, artesanato, artigos esportivos, calçados, brinquedos, livros e muito mais.

Calle Florida
Calle Florida
Calle Florida
Calle Florida

Na Calle Flórida há também restaurantes fast food, sorveterias e tradicionais cafés. Pelo meio da rua sobressaem as clássicas bancas de jornal, muito completas e oferecendo uma grande variedade de jornais e revistas. Alguns bancos e casas de câmbio também podem ser encontrados na transitada Calle Florida, junto com os numerosos cambistas que oferecem cambiar moeda estrangeira aos turistas.

Calle Florida
Calle Florida
Calle Florida
Calle Florida

Chegamos a Galerias Pacifico.

Galerias Pacifico
Galerias Pacifico

O imponente prédio de 11 mil metros quadrados da Galerias Pacifico ocupa um quarteirão inteiro, entre as ruas Florida, Córdoba, Viamonte e San Martín (no Micro Centro portenho). Seu visual chamativo e elegante, a convertem sem nenhuma dúvida num dos lugares favoritos dos turistas.
Em 1989 foi declarado Monumento Histórico Nacional.
Seu interior apresenta uma  mistura de arte e modernismo, um dos seus maiores destaques é a impressionante cúpula com belíssimos murais realizados por diferentes pintores argentinos, trabalhos que também podem ser achados nas paredes da galeria. Ao entrar o visitante  já se sente deslumbrado pelo design glamoroso e requintado, com uma arquitetura delicada e atraente.

Galerias Pacifico
Galerias Pacifico

O teto é uma atração à parte, devido a sua decoração. É um dos poucos shoppings onde encontramos a atração no teto. Você irá reparar que todos, claro turistas, ficam olhando para cima na parte central, perto do chafariz.

A casa de câmbio Metrópolis tem uma unidade neste shopping, no piso de entrada. É uma solução segura, rápida e prática se você estiver precisando trocar reais ou dólares.

ATENÇÂO: na Casa de Cambio Metrópolis não aceitam notas de U$S 20,00 para efetuar cambio. Notamos também que em varias casas de cambio na cidade não aceitam as notas de US$ 20,00.

No subsolo, próximo às escadas, há um caixa eletrônico do HSBC. É um local seguro para realizar um saque com seu cartão.
Tem também o Centro Cultural Borges. Lá você poderá ver shows e exposições. Há uma praça de alimentação no subsolo, onde você encontrará diversos restaurantes, mas praticamente todos não oferecem serviço de mesa. Você entra na fila, compra sua comida e procura um lugar. Algumas  das lojas do shopping oferecem ao turista estrangeiro o sistema de devolução de imposto IVA para as compras realizadas por um valor acima dos 70 pesos argentinos.
O horário de funcionamento da Galerias Pacifico é de segunda a sábado das 10h às 21h e domingos do meio dia até 21h.
Quando estiver em Buenos Aires não deixe de visitar o Galerias Pacifico vale muito a pena, mesmo que não seja para fazer compras, que foi o nosso caso, mas só para conhecer.
Já anoiteceu e o cansaço está batendo, pois  hoje foi puxado, andamos o dia todo, então resolvemos voltar para o hotel.

Galerias Pacífico
Galerias Pacífico
Galerias Pacífico
Galerias Pacífico
Galerias Pacífico
Galerias Pacífico
Pizzeria Guerrin E
Pizzeria Guerrin

No caminho de volta pela Av. Corrientes paramos na Pizzaria Guerrin bem ao lado do Novotel onde estão hospedados o Henrique e a Elliete.

Já tínhamos passado em frente outro dia e hoje resolvemos experimentar.

oie_21214719CA4DsOB0
Pizzaria Guerrin
Av. Corrientes,1368
www.pizzeriaguerrin.com

 

A Pizzeria Guerrin foi declarada Patrimônio da Cidade.
Foi fundada em 1932 por dois imigrantes Genoveses.
Não estamos falando de uma pizzaria. Estamos falando de um estilo de vida.
Além de ser um clássico da capital portenha, Guerrin é um ícone: durante o dia é frequentado por locais, pessoas apressadas e os advogados que trabalham em Tribunais. Mas à noite, o publico muda, tem famílias e casais que foram ao teatro nas cercanias. E mais a noite (noitada), todos aqueles que precisam de uma pizza para baixar os efeitos do álcool. Enfim todos passam pelo Guerrin.

Pezzeria Guerrin
Pizzeria Guerrin
Pezzeria Guerrin
Pizzeria Guerrin

O mais interessante de tudo isto é que não é um lugar fashion. Mas se você quer conhecer o mundo urbano e excêntrico da Capital Federal, sem duvida nenhuma, Guerrin vai mostrar a diversidade da cidade.

Pizzeria Guerrin
Pizzeria Guerrin

Você pode comer uma fatia no balcão, aconselho. Mas também pode sentar e relaxar. Se vocês não sabem qual pedir: só falar “DAME UNA MUZZA!” e em minutos vocês conheceram uma das melhores pizzas de mozzarella.
Pedimos quatro pedaços de pizza de mozzarella pra viagem.
Pagamos PA$ 60,00 (PA$ 15,00 cada pedaço).
Recomendamos a Pizzeria Guerrin.
Chegando ao hotel tomamos um banho rápido e sentamos para saborear nossa pizza. Uma delicia.
Agora só nos restar descansar desse dia proveitoso, mas cansativo,  que amanhã tem mais.
Boa noite, até amanhã.

GASTOS DO DIA
Alimentação………………………… ARS 688,00

 

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*