loader image

5º Dia / 08  Maio 2015 / Sexta-feira
(Colonia del Sacramento-URG)

Acordamos as 07:30h.
Descemos para o café da manhã.
Após pegar alguns folders e mapas saímos para explorar a cidade.
Claro que a pé, o carro ficou descansando no estacionamento do hotel.
Seguimos pela Av. Franklin Delano Roosevelt, que é a avenida onde esta o hotel, em direção ao centro.
Como é nosso primeiro contato com Colonia resolvemos procurar uma Informação Turística para mais informações sobre o local.

Arvores de Maple, comum em todas as ruas de Colonia.

No final da Av. Franklin D. Roosevelt, dobramos na Manoel Lobo e logo encontramos uma Informação Turística que esta bem em frente ao Porton de Campo na Plaza 1811.
Pegamos mais informações sobre o local e contratamos um Tour Guiado, que é a melhor maneira de se conhecer a parte histórica do local. Optamos por um tour só para três pessoas, eu a esposa e um argentino, com duração de mais ou menos uma hora.
Preço do tour UYU 3000,00 (UYU 150,00 por pessoa).
O guia foi muito bom, pena não termos marcado seu nome, outra falha nossa, que pretendemos ir aprimorando. Por conta desse tour ficamos sabendo de historias incríveis sobre Colonia del Sacramento.
Mas vamos dar uma pausa em nosso passeio e conhecer um pouco sobre Colonia del Sacramento.

Colonia del Sacramento ou Colonia do Sacramento é a capital do departamento de Colônia. Está a 27 metros do nível do mar, sua temperatura média é de 28 graus , tem uma população em torno de 29000 mil habitante e tem um aeroporto.
O núcleo histórico de Colônia do Sacramento, com apenas 12 hectares, localiza-se na península de San Gabriel, às margens do Rio da Prata.
Tem origem na antiga cidade de Colônia do Santíssimo Sacramento, fundada em 22 de janeiro de 1680 por Manuel Lobo, então Governador da Capitania Real do Rio de Janeiro, a mando do Império Português no século XVII.
Em poucos meses o governador de Buenos Aires, José de Garro, reagiu, e o núcleo português foi conquistado por tropas espanholas , na noite de 7 para 8 de Agosto desse mesmo ano, episódio conhecido como Noite Trágica.
A posse da Colônia foi devolvida a Portugal pelo Tratado Provisional de Lisboa em 7 de maio de 1681.Os portugueses ficaram em Colonia até 1705. Com isso Colonia foi mudando de dono em varias ocasiões.
Todas estas disputas pelo domínio de Colonia terminariam em 1825, quando se proclamara a Declaratória da Independência que determinava que a República Oriental de Uruguay se separara do que nesse momento era a Província Cisplatina. Como consequência Uruguai ficou com a propriedade  que é hoje a cidade mais antiga do país.
A área onde localiza-se a fundação portuguesa hoje faz parte do Centro Histórico, reconhecido pela UNESCO como “Patrimônio da Humanidade”.
Mapa Centro Histórico

Bem, vamos lá.Iniciamos o tour pelo “Portón de Campo”.

Porton de Campo

Historicamente chamada “Puerta de Campo”, ou “Puerta de la Ciudadela de Colonia”.
Foi construída em 1745 durante o governo do português Antonio Pedro de Vasconcelos.

Portón de Campo

Potón de Campo

Marca o limite entre a parte nova da cidade e do bairro histórico , em frente à Plaza de 1811. Atravessar essa porta é entrar em outro tempo e reviver a era colonial. Seguimos pela Henriquez de La Peña em direção a “Plaza Mayor del 25 de Mayo”

Plaza Mayor 25 de Mayo

IMG_2594 E

Placa comemorativa aos 300 anos

Nesta praça esta localizada a “Calle” mais famosa de Colonia, “Calle de Los Suspiros”.
Depois falamos sobre ela.
Nessa praça temos também o Museu Português, Museu Naval, Ruinas do Convento de San Francisco e Faro, Casa de Nacarello, Museu Municipal e a Casa del Virrey.

Plaza Mayor del 25 Mayo

Continuamos pela Rua Real, viramos na Rua de la Playa e chegamos na “Plaza de Armas Manuel Lobo” onde tem as ruinas da antiga casa do governador que foi destruída pelos espanhóis em 1777 e do outro lado da praça esta a “Basílica del Santíssimo Sacramento”, que é a Igreja Matriz de Colonia.

Bar na Plaza de Armas Manuel Lobo

Rua Real - Eu o Guia e o Argentino

Rua Real – Eu o Guia e o Argentino

A Basílica, originariamente era um modesto rancho que foi construído em 1680.
Sofreu um incêndio em 1770 e quase foi destruída. Foi reconstruída e reinaugurada em 1810, mas em 1823 foi atingida por um raio, destruindo a sacristia, o altar maior  danificando grande parte de sua estrutura. A explosão foi causada por um deposito de pólvora e munições que existia em baixo da sacristia. Foi reconstruída entre 1836 e 1841. Passou por uma ultima reforma em 1976.
CURIOSIDADE: A Pia Batismal existente no altar maior, e feita de Jacarandá e Pedra Sabão e veio da Bahia/Brasil.

Basilica del Santisimo Sacramento - Pia Batismal

Basilica  – Pia Batismal

Basilica del Santisimo Sacramento

Basílica del Santíssimo Sacramento

Plaza de Armas Manuel Lobo

Em todos os lugares encontramos bares e restaurantes, pitorescos e alegres com suas mesas ao ar livre.
E aqui termina nosso tour guiado.
Agora é por nossa conta.

Carros antigos abandonados

Assim que começamos a explorar Colonia notamos uma particularidade a parte, são os carros antigos abandonados pelas ruas que acabaram virando uma atração turística. Vale a pena conferir. Andei pesquisando bastante para tentar encontrar a origem e a historia desses carros antigos abandonados e nada consegui.

Carros abandonados. Uma atracão a parte .

Continuamos pela Gob. Vasconcellos até a Av. Gral. Flores que é a principal do centro de Colonia. É nessa avenida que esta concentrada a maior parte do comercio local, como lojas de roupas, lojas de artesanato, lojas de souvenir, sorveteria, mercadinhos, alguns hotéis, bancos e muitos restaurantes, bares e cafés. É muito agradável comer por aqui. Você pode fazer uma pausa para um almoço, comer carnes e assados de maneira tradicional, ou um lanche, a sombra de belas e frondosas árvores apreciando a paisagem e o movimento.
Continuamos pela Gral.Flores e descemos a  Del Virrey Ceballos, passamos pelo Aquarium que estava fechado,  em direção ao Teatro Bastión del Carme que também estava fechado.
Encontramos um lugar muito bonito e agradável para um descanso apreciando a paisagem e  as águas do Rio da Prata.

Muelle de Yates

O local se chama “Muelle de Yates” no Porto de Yates Colonia, que fica entre a Rua Del Virrey Ceballos e Rua De Espanã.

Descansamos um pouco e tiramos fotos e fotos e fotos.
Saímos pela Rua De Espanã, entramos na Calle de San José, passamos pela Plazoleta Del Teatro e saímos no “Paseo de San Gabriel”.

Rua De Espanã

Celle de San José

Paseo de San Gabriel

Como já era um pouco tarde e a fome já estava se fazendo presente, resolvemos escolher um dos restaurantes por aqui mesmo. São vários, não tem como saber qual o melhor. Optamos por um e pronto. Teura Bar.

Almoço

Comemos uma salada, eu carne, ela frango e batatas fritas e duas cervejas. Gastamos UYU 1.700,00.
O atendimento é fraco e a comida não é muito boa.Como sentamos do lado de fora, na calçada, até que é agradável.
Mas a parte interna é um horror. Tudo jogado, amontoado, desorganizado, até que um pouco sem higiene, é bom parar por aqui.
NÃO RECOMENDAMOS.
Agora alimentados, um banco a sombra para descansar. Conseguimos.
Voltamos daqui a pouco……….
Voltamos. Agora sim, energia reposta, podemos continuar.

Paseo de San Gabriel vista para o Farol

Paseo de San Gabriel

Continuamos pelo Paseo de San Gabriel que margeia o Rio da Prata.
A área costeira de Colonia está muito bem preservada e o Paseo San Gabriel é muito pitoresco, seguindo a própria essência da cidade.
Na esquina da Misiones de los Tapes nº 104 encontramos o “Museo del Azulejo”, pena que estava fechado.

Museo del Azulejo

Museo del Azulejo – Uma construção portuguesa do século XVII – 1740/1760. Foi inaugurado em 1986. Tem um acervo de mais de três mil peças de azulejos de origem espanhola, francesa , portuguesa e os primeiros azulejos uruguaios de 1840.
Rua De San Pedro

Continuamos até o Bastión de San Pedro, entramos pela De San Pedro e seguimos até Bastión de San Miguel e chegamos novamente na Plaza Mayor del 25 de Mayo.

Continuamos pela praça e fomos até o Farol de Colonia del Sacramento.
O farol se encontra nas Ruinas del Convento de San Francisco.

Farol de Colonia del Sacramento

Convento de San Francisco (Convento Franciscano) foi construído entre 1683 e destruído por um incêndio em 1704. Sobre as ruínas do convento em 1845 foi iniciada a construção do farol pelos soldados de Juan Manuel Rosas. As obras foram interrompidas em 1855 por causa da Guerra Grande e reiniciadas em 1855 para ser concluída em 1857 ano de sua inauguração.

CURIOSIDADE: O Farol tem 27 metros de altura e seu facho luminoso tem um alcance de 7,8 milhas náuticas. A primeira energia utilizada foram as lâmpadas de querosene, depois gás acetileno, depois eletricidade e em 1997 foram instalados painéis solares.

Bilhete Farol

O farol cobra uma pequena taxa de entrada de UYU 20,00 por pessoa, e é aberto para o público todos os dias da manhã até a noite. A subida ao topo do farol é uma aventura apertada, apertada mesmo a escadaria mal da para passar uma pessoa e muitas vezes trombamos com alguém no sentido contrario, ai é um encolhe encolhe de barriga e estica pernas. São 119 degraus em caracol.

Subida do farol

Farol de Colonia del Sacramento

Muito cuidado com a cabeça, as portas são pequenas e muito baixas. Mas ao se chegar ao topo do farol valeu todo e qualquer inconveniente. A vista é maravilhosa.

Agora aproveitando que estamos na praça que tal um cafezinho.
Optamos pela Heladería Freddo bem ao lado do farol.

Heladeria Feddo

168 Heriquez de la Peña
www.freddouruguay.com

Local super agradável e aconchegante.
Tomamos dois cappuccinos gelados por UYU 330,00
Recomendamos o lugar.
Agora a praça é um convite para sentar em um banco e descansar a sombra de uma arvore. E foi isso que fizemos.

Plaza Mayor del 25 del Mayo

Plaza Mayor del 25 de Mayo

Nada mais relaxante que ficar a toa.
E olha só o que encontramos. Parece incrível, mas em todos os lugares que andamos sempre encontramos alguns amigos cachorros ou cachorros amigos. Esses dois estavam curtindo um soninho ao sol.

Siesta na praça

Que vontade de ficar aqui até o entardecer, mas temos que continuar o dia ainda não acabou.
Fomos dar uma andada pela Calle de los Suspiros.

Calle de Los Suspiros

Calle dos Suspiros é sem dúvida o mais emblemático de Colonia del Sacramento.
Feita de paralelepípedos  que sobrevivem a  era colonial , esta rua estreita era a principal artéria da cidade velha , cercada por construções antigas e tendo o Rio de la Plata como pano de fundo.
O romantismo que emana da Calle de los Suspiros nos faz compreender o seu nome, embora as origens do nome sejam tão claras.
Algumas versões dizem que “suspiros” foram emitidos pelos presidiários condenados à morte, que passavam pela rua a caminho do Rio para execução.
Outros dizem que aqui anteriormente viveram prostitutas, que despertavam “suspiros” de homens solitários que por aqui passavam.
Alguns argumentam que o passar do vento, pela rua inclinada, parecia se escutar “suspiros”.
Diz a lenda mais trágica, que em uma noite de lua cheia foi morta uma jovem que aqui esperava por seu amante. E que a partir desse dia em todas as noites de lua cheia se escuta seu “suspiro”.
Seja qual for a origem dos “suspiros”, a questão é que indiscutivelmente a rua respira misticismo.
Tudo nesta rua cai  nas cores do vintage, das casas populares de 1700, as formas irregulares das pedras em cunha, a descida para o rio, as lanternas  e lampiões. Algumas de suas casas abrigam galerias de arte e lojas de artesanato.

Calle de los Suspiros

Calle del Los Suspiros

Calle de Los Suspiros

Voltamos e contornamos a praça e pegamos a Rua Real para irmos até a Av. Gral. Flores. No caminho pela Real encontramos um café, “Ganache Café & Pastelaria” ai já viu né. Paramos para mais um cafezinho. Já deu para notar que somos viciados em café.

Rua Real - Ganache Café & Pastelaria

Rua Real – Ganache Café & Pastelaria

A parte interna é toda rustica muito bem decorada, mas optamos em sentar do lado de fora nas mesinhas colocadas na rua, na rua mesmo. Nessa rua é proibido o tráfego de veículos. Tomamos dois cafezinhos expresso e uma água por UYU 115,00.

Ganache Café & Pastelaria
178, Real
www.facebook.com/GanacheColonia

Recomendamos o lugar.
Continuamos pela Av.Gral. Flores até o Paseo de San Gabriel para tentar encontrar um bom lugar que de para sentar e apreciar o pôr do sol que se aproxima, já são 16:45hrs.
Caminhamos até a pracinha, sem nome, em frente ao Museu del Azulejo e encontramos um banco estrategicamente colocado de frente para o Rio da Prata, esse é nosso e ninguém tasca.

Frente ao Museo del Azulejo

Sentamos, e relaxamos, aguardando o astro rei para seu majestoso espetáculo. O pôr do Sol.
Colonia del Sacramento é uma cidade linda, em que além dos pontos turísticos tradicionais, um detalhe, ou uma simples ruela, podem virar atração e alvo de fotografias. E é isso que acontece com o pôr do sol de Colonia, que pode ser considerado uma atração à parte.Depois de um dia inteiro passeando e curtindo a cidade, nada melhor do que apreciar o sol cair sobre o Rio da Prata.
A visão é deslumbrante. Um dos melhores lugares para fazer esse programa é no Paseo de San Gabriel, onde é possível ter uma visão privilegiada do pôr do sol. Se você tiver a oportunidade de passar a noite em Colonia, ou de pegar o último Ferry Boat a Buenos Aires, não deixe de assistir ao pôr do sol, que é imperdível. E não esqueça de tirar muitas fotos!
Não poderíamos querer um final de tarde melhor, Sol com um ventinho frio, e nós dois, só nós dois. Há muito tempo não curtíamos um entardecer só nosso. E esse é só nosso para registrar na memoria e guardar para sempre. Obrigado Colonia del Sacramento por esse espetáculo.

Nosso por do sol em Colonia del Sacramento

Nosso pôr do sol em Colonia del Sacramento

Nosso por do Sol em Colonia del Sacramento

Nosso pôr do Sol em Colonia del Sacramento

Nosso por do sol em Colonia del Sacramento

Nosso pôr do sol em Colonia del Sacramento

Não da para descrever em palavras o que vemos e sentimos. Só podemos tentar registrar em fotos, apesar de não sermos bons fotógrafos. Ai estão, compartilhamos com vocês esse momento.

Por do sol Colonia del Sacramento

Pôr do sol Colonia del Sacramento

Por do Sol Colonia del Sacramento

Pôr do Sol Colonia del Sacramento

Depois do espetáculo do pôr sol retornamos ao hotel. Agora um bom banho para relaxar da jornada do dia.
Depois do banho resolvemos caminhar até um posto Ancap na Av.Buenos Aires c/ Manoel Lobo que tem uma loja de conveniência e lanchonete para um lanche.
Comemos dois sanduíches e refrigerante, gastamos UYU 208,00. Voltamos para o hotel, a noite estava clara mas com um vento gelado, mas estava gostoso.
Agora sim o descanso merecido depois de um longo dia.
Boa noite

IMG_2647 E

IMG_2700 E

IMG_2691 E

2 comments on “5ºDia – Santos / Buenos Aires – Maio 2015”