15ºDia – Santos / Ushuaia – Abril 2016

15º Dia / 05 Abril 2016 / Terça-feira
( Ushuaia-ARG)

Acordamos e descemos para o café da manhã (desayuno).
O dia amanheceu limpo mas frio.

Vamos usar nosso próprio carro para ir até o centro.

La Hayas Resort

Antes de sairmos umas informações básicas para quem pretende vir conhecer Ushuaia:

– Como é um destino de temperaturas extremas, é muito importante ficar atento ao modo de se vestir. Independentemente da época da viagem, esteja sempre preparado para sentir frio! Leve na mala, ou compre na própria cidade, peças como: segunda pele, calça e blusa, casacos impermeáveis, suéteres, gorros, cachecóis, calça impermeável, casaco corta-vento, luvas impermeáveis, sapatos de trekking para caminhadas, sapatos para neve (mais indicados para o inverno) etc. A melhor forma de se vestir em um lugar frio é o estilo cebola, em que você se veste em camadas. Como os ambientes fechados são quentes e os ambientes externos gelados, você pode colocar ou tirar camadas de roupas à medida que sente frio ou calor.
Caso não tenha roupas impermeáveis para esquiar e não pretenda comprá-las, você poderá alugá-las.

Conseguimos um bom lugar para estacionar.
Agora vamos até a Agencia Brasileiros em Ushuaia para conhecer o Luiz irmão do Mario com quem trocamos e-mail durante os preparativos para a viagem. Parece que não vamos conhecer o Mario pois esta viajando

BRASILEIROS EM USHUAIA
Rua 9 de Julio nº……
www.brasileirosemushuaia.com.br

Fomos muito bem atendidos pelo Luiz que nos deu todas as informações que precisávamos e também algumas dicas de restaurante.
Fechamos com eles o passeio de Catamarã pelo Canal de Beagle com a empresa CANOERO CATAMARANES, para hoje a tarde mesmo.
Pagamos pelo passeio AR$ 1.500,00(AR$ 750,00 por pessoa) e ainda pagamos em Real (R$ 460,00).
O Luiz nos informou que na hora do embarque teríamos que pagar uma taxa de AR$ 40,00 (AR$ 20,00 por pessoa) para Direcion Provincial de Puertos (Cabotagem Nacional). Resumindo teríamos que pagar uma Taxa de Embarque.
Como já estava perto da hora do almoço, resolvemos andar um pouco pela Av. San Martim.

Av. San Martim

A  Av. San Martín é a principal de Ushuaia é onde se concentra grande parte do comércio da cidade.
Ali você encontra lojas de telefone, de equipamento fotográfico, kioskos, restaurantes, farmácias, casas de câmbio, posto dos Correios, lojas de souvenir,alguns hotéis, além de várias lojas que vendem material esportivo e roupas e um free shop, o Atlantico Sur .
Se a ideia é fazer compras, basta caminhar pela Av. San Martín para encontrar quase tudo que Ushuaia tem a oferecer.
Aqui estão boas lojas para comprar roupas de inverno e material esportivo, como Popper, The North Face, Scandinavian e Montagne. Para as lembrancinhas, boas opções são as lojas Monte Olivia e La Ultima Bita.

O horário de funcionamento das lojas em Ushuaia é bem diferente para o costume dos brasileiros.
As lojas abrem em torno das 9h/10h da manhã, fazem um intervalo para almoço, normalmente entre 13h/16h  e encerram suas atividades entre 20h/21h – cada loja segue seu próprio horário.
Resolvemos seguir a indicação do Luiz da Brasileiros em Ushuaia e experimentar o Restaurante Andino Gourmet.

RESTAURANTE ANDINO GOURMET
Rua 25 de Mayo nº 112 esquinada  Av, San Martim
www.andinogourmet.com

Bom atendimento, lugar agradável e boa localização.

Pedimos Pechuga de Pollo (peito de franco)Dorada com creme de espinafre ,uma Seven Up e uma Coca Cola.
Gastamos AR$ 430,00 + AR$ 30,00(gorjeta) = AR$ 460,00
Recomendamos o Andino Gourmet.
Nosso passeio era as 15:30 horas, como ainda tínhamos tempo resolvemos ir caminhando até o porto.
Descemos a 25 de Mayo até o porto. Saímos bem em frente a famosa placa de Ushuaia – Fim do Mundo.
Como não podia deixar de ser, fomos tirar a tradicional foto. Claro é a prova concreta que estivemos aqui no “FIM DO MUNDO”.

Entre a Av. Maipú e a  Av. Prefectura Naval encontramos um Centro de Informações Turísticas – Secretaria de Turismo de Ushuaia. Entramos para conhecer e pegar mais algumas informações.
A Secretaria de Turismo de Ushuaia tem três escritórios de atendimento ao viajante: esse em que estamos, um na Av. San Martín e outro no aeroporto. Sugerimos que você passe em algum dos escritórios para obter informações a respeito dos passeios e para pegar uma folha disponibilizada por eles, que informa todos os passeios disponíveis para serem feitos em Ushuaia.
O legal é que aqui nesse centro de informação ao turista eles oferecem carimbos comemorativos para estampar o passaporte. Têm vários modelos de carimbo e você poderá escolher um deles (ou vários) para ter seu carimbo comemorativo “do fim do mundo”.

CENTRO DE INFORMAÇÕES TURISTICAS/PORTO
SECRETARIA DE TURISMO USUAHAI
Av Maipú 500, Ushuaia

Como já estava perto do horário do nosso passeio, fomos até a cabana da Canoero Catamaranes onde apresentamos o voucher fornecido pela Brasileiros em Ushuaia e pegamos nosso cartão de embarque onde consta o nome da embarcação. A nossa é a “FRANCESCO”.
O passeio que escolhemos é mais curto, com duas horas de duração.
Nosso roteiro sera Canal Beagle, Farol Les Eclaireus , mas conhecido como O Farol do Fim do Mundo, Isla de Los Lobos, Isla de Los Passaros,  e desembarque na Isla Bridge ou Isla H,  uma reserva natural para um pequeno trekking e conhecer a vegetação do lugar e de onde se tem uma bela visão da baia de Ushuaia.
Os passeios são feitos diariamente, mas estão sujeitos às condições climáticas, se elas forem desfavoráveis, não há passeio.

Canoero Catamaranes

CANOERO CATAMARANES USHUAIA
  Av. Prefectura Naval – Porto – Ushuaia

Agora temos que ir até o Control de Pasajeros(Controle de Passageiros) onde deveremos pagar aquela taxa de embarque.

Essa área do porto é cheia de cabanas de empresas de turismo que fazem passeios pelo Canal de Beagel e outros passeios.
Pagamos nossa taxa AR$ 40,00 e entramos para o píer de embarque.
No píer tem vários kioskos.
Paramos em um deles para comprar água AR$ 20,00.
La estava o nosso barco “FRANCESCO”  um catamarã de dois andares.

DUVIDAS
Qual seria o correto?  Catamarã ou Catamaran !!!!
Na verdade os dois estão certos.
Em Português se escreve Catamarã e em Ingles Catamaran

Apresentamos os cartões de embarque e embarcamos.
Ficamos na parte de baixo onde tem banheiro, uma pequena cafeteria com guloseimas e souvenires .

Na parte superior é o deck para apreciação onde ficamos para tirar fotos.  Também havia uma fotógrafa a bordo registrando o passeio e os passageiros, e você pode ao final do passeio comprar um DVD com fotos e filme, mas nós não adquirimos este produto. Logo depois do barco deixa o porto é liberado o acesso ao deck superior para fotos.
Subimos e dai pra frente não paramos mais de tirar fotos, a vista é incrivelmente linda.

CURIOSIDADES SOBRE O CANAL DE BEAGLE
O canal banha a cidade, faz divisa entre o Chile e a Argentina e ainda promove o encontro entre os oceanos Pacífico e Atlântico.
*O canal tem 180 Km de largura
*A profundidade do canal é de 90 metros.
*A temperatura média da água gira em torno de 4 a 8 graus.
*Independente das condições climáticas suas águas nunca congelam.
*A navegação no canal é aberta durante todas as estações do ano.

No canal venta muito e faz muito frio. Não esqueça de ir bem agasalhado.

Como Ushuaia é um lugar muito frio, opte por fazer o passeio em uma embarcação fechada, assim você se abriga contra o vento e as baixas temperaturas.
O mar hoje esta bem tranquilo e claro um azul lindo.
Fomos direto para a Isla de Los Lobos.

Isla de Los Lobos

O barco para por alguns minutos e contorna a ilha para que todos possam tirar suas fotos.
Depois fomos para a Isla de Los Passaros o mesmo procedimento, o barco para por alguns minutos para fotos e  você pode ver zilhões de aves.

Isla de Los Passaros

Eu até pensei que eram pinguins, mas nada disso. São cormoranes (Rei dos Corvos Marinhos). Essas aves não são pinguins, ok? E, por isso, elas voam.
Seguimos para a Isla Bridge ou Isla H. Nessa ilha o barco encosta e é colocada uma escada, por onde descemos até a praia e dai andamos por uma parte da ilha acompanhados por um guia da própria embarcação.

Todo o caminho e demarcado com cordas e não é permitido ultrapassar.

A vista que se tem da cidade de Ushuaia ao longe no fundo da baia é muito bonita. Da até pra ficar aqui por horas só
apreciando o mar.
E mais fotos, fotos, fotos, fotos
Não encontramos nenhuma animal.
Então para quem quer saber o que tem na ilha, a resposta é: nada. É somente paisagem.

Para preservação do ambiente em nenhuma das ilhas é permitido desembarque. O único desembarque feito aqui nas Islas Bridges.
Agora imaginem vocês se fosse na época dos filmes em rolo de 12/24 e 48 fotos. Tinha que ter uma mala só para carregar os rolos de filmes e claro na volta um bom financiamento para mandar revelar todas as fotos.
Embarcamos novamente e nos dirigimos para o Farol Les Eclaireus , mas conhecido como “O Farol do Fim do Mundo”. É a parte mais distante do passeio.

No caminho pegamos na cafetaria uma Pepsi e um alfajor AR$ 60,00.

FAROL ECLAIREUS
O Faro Les Eclaireurs foi construído em 1920 e ainda está em funcionamento, de forma automática e não é aberto ao público. O farol tem 11 metros de altura, iluminação que alcança 7 milhas e se destaca no meio do mar pela pintura em vermelho e branco.
Apesar de se situar em Ushuaia, conhecida como Cidade do Fim do Mundo, este não é o Farol do Fim do Mundo.
Na verdade o Farol do Fim do Mundo fica na Isla de los Estados, que é um pouco mais ao sul  e se chama Farol de San Juan de Salvamento , foi construído em 1884 e desativado em 1902, e é famoso por estar impresso na capa do livro de Julio Verne. De qualquer maneira, a sensação é de estar na porta de entrada para o fim do mundo.

Farol Les Eclaireurs

Ao chegar perto da ilhota do farol o barco diminui bem a velocidade  e faz manobras para que quem esteja nos dois lados da embarcação consiga vê-lo bem e possa tirar fotos, fotos, fotos, fotos, e fica um pouco  parado ao balanço das ondas para todos poderem apreciar o farol.
Ai termina nosso passeio.
Agora é a volta e ai é só aproveitar aquilo que a natureza nos presenteia.

O mar se perdendo no horizonte por baixo de um céu, Deus, que lindo azul, azul profundo envolvente. O contraste perfeito para muitas, muitas, muitas, fotosssssssssss.
Agora deixamos vocês com essas lindas imagens do Canal de Beagle.

Já avistamos o píer.

Desembarcamos e na saída paramos em um Kiosko do píer.
Compramos água e tomei um café AR$ 75,00.
A esposa comprou um imã para geladeira AR$ 25,00.
Subimos para pegar o carro. Falo subimos por que quase todas as ruas que saem do porto para o centro são ladeiras.
Fomos direto para o hotel.
Hoje parece que esta bem mais frio que ontem.
Não vamos sair hoje noite. Vamos jantar no restaurante do hotel mesmo.
No restaurante tomamos um caldo de entrada, pedimos massa, um suco e uma coca cola.
Gastamos no jantar AR$ 305,00.
Agora só nos restar dormir  que amanhã tem mais.
Antes de subir pro quarto, claro, uma paradinha no bar para um cafezinho AR$ 40,00
Boa noite.

RESUMO DO DIA

ALIMENTAÇÃO
AR$  960,00

PASSEIO
AR$  1.500,00

AR$       40,00 (taxa embarque)